Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Museu do Louvre em Paris é roubado e fecha por "motivos excepcionais"

Os ladrões entraram neste domingo (19) no Museu do Louvre, que abriga a Mona Lisa, pouco antes da abertura do local, usando um guindaste. Joias de um "valor inestimável" foram levadas.

19 out 2025 - 07h33
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ladrões entraram neste domingo (19) no Museu do Louvre, que abriga a Mona Lisa, pouco antes da abertura do local, usando um guindaste. Joias de um "valor inestimável" foram levadas.

Agentes e veículos da polícia posicionados perto da pirâmide do Museu do Louvre após assalto, em Paris, França, em 19 de outubro de 2025.
Agentes e veículos da polícia posicionados perto da pirâmide do Museu do Louvre após assalto, em Paris, França, em 19 de outubro de 2025.
Foto: REUTERS - Gonzalo Fuentes / RFI

Entre 9h30 e 9h40 locais (4h30 e 4h40 em Brasília), ladrões entraram no museu, localizado no centro de Paris, e roubaram diversos objetos de arte antes de fugir, segundo informações de uma fonte próxima ao caso informou à AFP. O valor do roubo é "inestimável", declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez.

Ele explicou à imprensa francesa que "três ou quatro" ladrões agiram em "sete minutos". Eles invadiram o museu pelo lado do rio Sena, onde estão sendo realizadas obras, usaram um guindaste e entraram na Galeria Apollo. Nesta seção, concentraram a ação "em duas vitrines", disse o ministro.

Uma investigação foi aberta pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC), informou a promotoria de Paris à AFP, acrescentando que os prejuízos exatos "estão sendo avaliados".

Os criminosos teriam chegado em uma moto e usado um elevador de carga para acessar a sala que visavam. Eles usaram motosserras pequenas, segundo uma fonte policial. A moto usada na fuga foi encontrada.

De acordo com o jornal Le Parisien, os ladrões levaram nove peças da coleção de joias do imperador Napoleão e sua esposa, entre eles um colar, um broche e uma tiara.

A ministra da Cultura, Rachida Dati, relatou inicialmente no X que um "roubo" havia ocorrido na abertura do Museu do Louvre. "Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local, juntamente com a equipe do museu e a polícia. As investigações estão em andamento", escreveu a ministra.

O Louvre, que recebeu quase 9 milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros, anunciou no X que permaneceria "fechado" no domingo "por motivos excepcionais".

Assaltos em outros museus

Vários museus franceses foram recentemente alvo de assaltos e furtos, o que destaca possíveis falhas em seus sistemas de segurança e vigilância.

Em meados de setembro, espécimes de ouro nativo - o mineral em sua forma natural - foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris. A instituição, que lamentou uma "perda inestimável" para a pesquisa e o patrimônio francês, afirmou que o prejuízo chega a € 600.000.

No mesmo mês de setembro, um museu em Limoges, no centro da França, com um dos maiores acervos de porcelanas do país, sofreu um assalto, com perdas estimadas em € 6,5 milhões.

RFI e AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade