PUBLICIDADE

Mundo

Em dia decisivo para Tsipras, Grécia vota em legislativas

Pesquisas mostram a vitória do conservador Kyriakos Mitsotakis

7 jul 2019 - 10h26
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de cidadãos gregos vão às urnas neste domingo (7) nas primeiras eleições legislativas desde que a Grécia foi resgatada da falência. A votação será decisiva para o atual primeiro-ministro, Alexis Tsipras, principalmente porque as pesquisas preliminares mostram sua derrota. O pleito, que inicialmente ocorreria em outubro, foi antecipado por Tsipras após sua derrota nas eleições para o Parlamento Europeu realizadas em maio passado. Na data, a Coalizão de esquerda Syriza ficou em segundo lugar, perdendo para a Nova Democracia, de centro-direita.

Em dia decisivo para Tsipras, Grécia vota em legislativas
Em dia decisivo para Tsipras, Grécia vota em legislativas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    De acordo com as sondagens, o partido do governo, o Syriza, deverá perder o controle do país para o conservador Nova Democracia, que lidera as intenções de votos com Kyriakos Mitsotakis. O líder da legenda deve garantir entre 155 e 159 das 300 cadeiras no Parlamento.

    Segundo a Constituição grega, é necessário ter no mínimo 3% de apoio a nível nacional para obter assento na Casa. Um total de 20 partidos participam das eleições.

    Ao todo, 10 milhões de pessoas foram convocadas a depositar seus votos nas 21.478 urnas distribuídas em todo o país para eleger 300 parlamentares, cujo mandato terá duração de quatro anos.

    Os colégios eleitorais abriram às 7h (horário local) e serão fechados às 19h. A contagem dos votos terá início na sequência.

    A expectativa é de que as primeiras projeções sejam divulgadas a partir das 21h (horário local).

    Tsipras, que é primeiro-ministro desde 2015, tem enfrentado várias dificuldades em seu governo, principalmente pela situação econômica no país. Além disso, tem recebido críticas devido aos problemas gerados pelo desacordo sobre o nome da República do Norte Macedônia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade