Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Corina Machado afirma estar 'pronta' para encontro com Rodríguez

Opositora quer discutir transição de governo 'democrática' e 'irreversível'

3 fev 2026 - 11h03
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A líder da oposição na Venezuela e Prêmio Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado, afirmou estar "pronta" para um encontro com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, a fim de discutir um "calendário" para uma transição de governo democrática, um processo tido por ela como "irreversível".

Machado tem conversado com a imprensa de modo virtual
Machado tem conversado com a imprensa de modo virtual
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Se for necessário um intercâmbio de opiniões em qualquer reunião para definir um cronograma de transição, então ele será realizado", declarou Machado à imprensa local durante videoconferência.

"Como eu já disse, qualquer processo se baseia no reconhecimento de 28 de julho de 2024 e na transição", acrescentou, referindo-se à última eleição presidencial que reelegeu Nicolás Maduro em um processo conturbado e sem provas, no qual a oposição alega a vitória a seu candidato, Edmundo González Urrutia, que segue exilado na Espanha.

Em 3 de janeiro, Maduro, que estava em seu terceiro mandato, foi capturado em uma ação dos Estados Unidos e levado a Nova York para ser processado por narcotráfico. Sua vice, Rodríguez, assumiu a liderança de Caracas como interina, trazendo algumas mudanças ao governo chavista de forma a não agravar a tensão com os EUA.

Já Machado, que após viver em paradeiro desconhecido por mais de um ano e meio, deixou a Venezuela em dezembro passado em uma operação com auxílio americano, segundo a imprensa internacional, para receber o Nobel da Paz na Noruega. Ela ainda não retornou a sua terra natal. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade