Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Explosão atinge porto no Irã; Forças Armadas estão "em alerta máximo"

Uma explosão atingiu a cidade portuária de Bandar Abbas, no sul do Irã, banhada pelo Golfo Pérsico, neste sábado (31), informou a televisão estatal. Equipes de resgate e bombeiros estão no local, e a causa ainda está sendo investigada. O Irã alertou os Estados Unidos e Israel contra qualquer ataque, afirmando que suas Forças Armadas estão em "alerta máximo".

31 jan 2026 - 11h01
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Explosão deixou feridos no Irã
Explosão deixou feridos no Irã
Foto: Fars News Agency

A agência de notícias oficial IRNA informou que várias pessoas ficaram feridas e foram levadas para o hospital. Não houve relatos de mortes até o momento.

A explosão destruiu dois andares de um prédio de oito andares, além de vários veículos e lojas. Uma investigação foi aberta para determinar a causa da explosão, informou à IRNA Mehrdad Hassanzadeh, diretor-geral de gerenciamento de crises da província de Hormozgan, cuja capital é Bandar Abbas.

Outros veículos de comunicação iranianos também noticiaram a explosão, mas não forneceram detalhes sobre sua origem. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que parte da fachada do prédio foi arrancada. 

A explosão ocorre em meio a tensões crescentes, já que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou as ameaças de ataques contra o Irã e mobilizou uma frota de navios no Golfo Pérsico.

A agência de notícias semioficial Tasnim desmentiu uma informação que circulava nas redes sociais segundo a qual um comandante da Marinha da Guarda Revolucionária havia sido alvo de um ataque. Segundo a agência, a notícia é  "completamente falsa".

Forças Armadas em "alerta máximo"

Após o envio de tropas americanas para o Golfo Pérsico, o Irã alertou os Estados Unidos e Israel neste sábado contra qualquer ataque, afirmando que suas Forças Armadas estão em "alerta máximo".

Teerã alertou para uma resposta imediata em caso de ataque, observando que "numerosas" bases americanas na região estão ao alcance dos mísseis iranianos. O país também ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz, um ponto de trânsito fundamental para o fornecimento global de energia. 

Desde a onda de protestos reprimida brutalmente pelo regime iraniano no início de janeiro, Donald Trump tem ameaçado atacar o Irã. O presidente americano pressiona a República Islâmica a aceitar um acordo nuclear.

Na sexta-feira (30), Washington declarou que espera por um acordo, sem especificar um prazo. Em Teerã, o tom permanece desafiador.

"Se o inimigo cometer um erro, sem dúvida colocará em risco sua própria segurança, a da região e a do regime sionista", alertou Amir Hatami, chefe do Exército iraniano.

"O conhecimento e a tecnologia nuclear da República Islâmica do Irã não podem ser eliminados, mesmo que cientistas e cidadãos do país sejam martirizados", acrescentou, referindo-se aos bombardeios que alvejaram instalações nucleares e cientistas iranianos durante a guerra de 12 dias, iniciada por Israel, em junho.

Esta semana, Donald Trump ameaçou o Irã com um ataque "muito pior" do que os realizados contra as instalações nucleares do país, quando Washington se juntou a Israel. As potências ocidentais suspeitavam que Teerã buscava adquirir armas nucleares.

Os países do Golfo estão pedindo moderação, assim como a vizinha Turquia. O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, se reuniu com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, na sexta-feira. Ele considerou a retomada das negociações nucleares "vital" para aliviar as tensões regionais.

Na quinta-feira (29), os ministros das Relações Exteriores da União Europeia concordaram em designar os Guardiões da Revolução (IRGC) do Irã como uma "organização terrorista", em resposta à repressão brutal das manifestações contra o governo iraniano. Enquanto isso, iranianos continuam a chegar à Turquia pela fronteira de Razi-Kapiköy, no nordeste do país. 

Com AFP e Reuters

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade