Apagões generalizados atingem a Ucrânia e a vizinha Moldávia, em plena onda de frio extremo
Um apagão generalizado atinge a Ucrânia e a Moldávia na manhã deste sábado (31), após um incidente técnico que desconectou as redes elétricas entre a Romênia, a Moldávia e a Ucrânia. Em consequência, as interrupções afetaram uma série de subestações elétricas.
Emmanuelle Chaze, correspondente da RFI em Kiev, com AFP
Na Moldávia, várias cidades sofreram cortes de energia e alguns hospitais passaram a usar geradores para garantir o fornecimento de luz. Na Ucrânia, onde a rede elétrica já está sobrecarregada após uma intensa campanha de ataques aéreos russos, os apagões afetaram grande parte do país.
A rede elétrica ucraniana sofreu apagões devido a uma "falha técnica" em várias linhas de transmissão que conectam os países da região, afirmou o ministro da Energia ucraniano, Denys Shmyhal. "Isso causou uma cascata de interrupções na rede elétrica ucraniana e acionou os mecanismos de proteção automática nas subestações", acrescentou, sem fornecer mais detalhes sobre a causa da falha técnica.
Os serviços de energia elétrica, água e aquecimento estão afetados, já que as estações de tratamento não podem operar sem luz. As interrupções prejudicam milhões de ucranianos em suas casas e nos transportes, com linhas de metrô fechadas em Kiev e Kharkiv e a circulação de trens interrompida.
O metrô de Kiev é uma artéria vital de transporte para a capital e raramente interrompe as operações, mesmo durante intensos bombardeios russos. Aproximadamente 800 mil passageiros usam o serviço diariamente, de acordo com dados publicados no ano passado. Os moradores também utilizam suas 52 estações como abrigos antibombas durante ataques russos.
Onda de frio polar
Denys Shmyhal afirmou que a rede elétrica deverá ser estabilizada ainda nesta tarde. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, indicou em uma mensagem no Telegram que o metrô da capital servirá de abrigo até que a energia seja restabelecida.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, especificou que os serviços competentes já estão trabalhando para realizar os reparos necessários na rede. O apagão generalizado ocorre enquanto o país enfrenta uma onda de frio polar, com temperaturas previstas para cair abaixo de -20°C nos próximos dias.
A Rússia tem visado a infraestrutura energética ucraniana desde o início de sua invasão, há quase quatro anos, mas Kiev afirma que este inverno tem sido o mais difícil até agora, com ataques deixando milhões de pessoas sem eletricidade e aquecimento enquanto enfrentam temperaturas abaixo de zero.