Script = https://s1.trrsf.com/update-1780957527/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Congo afirma que número de casos confirmados de Ebola sobe para quase 600

9 jun 2026 - 19h59
Compartilhar
Exibir comentários

A República Democrática ‌do Congo informou nesta terça-feira que o número de casos confirmados de Ebola subiu para quase 600, o que aumentou a conscientização da população local sobre a importância das medidas ⁠de segurança.

O surto da cepa Bundibugyo do Ebola ‌foi anunciado em 15 de maio, embora tenha passado despercebido por semanas, deixando as ‌autoridades de saúde em desvantagem ‌e com dificuldades para controlá-lo.

Um dos ⁠maiores surtos de Ebola já registrados no mundo ocorre em três províncias há muito assoladas por conflitos armados: Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul.

Em seu último comunicado publicado em ‌X, o governo do Congo informou que ‌o número de ⁠casos confirmados ⁠de Ebola havia aumentado para 598, incluindo 115 mortes.

Também ⁠informou que 22 ‌pacientes se recuperaram ‌da doença e que os novos casos não se espalharam para outras zonas de saúde.

Os casos foram registrados em 17 zonas de ⁠saúde de Ituri, em sete zonas de saúde em Kivu do Norte e uma zona de saúde em Kivu do Sul.

"Se você tiver febre, vômito, ‌diarreia ou fraqueza grave, deve ir imediatamente ao centro de saúde mais próximo", diz o ⁠comunicado, exortando a população a seguir as instruções dos profissionais de saúde e a não atacá-los.

A desconfiança e a resistência têm dificultado a resposta, com relatos de ataques a equipes de sepultamento e centros de tratamento.

Profissionais de saúde também enfrentam dificuldades para obter equipamentos básicos para se proteger e evitar a propagação da doença, segundo mais de uma dúzia de médicos, trabalhadores humanitários e autoridades de saúde pública.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra