PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Assange tem pedido de fiança negado por tribunal de Londres

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que continuará buscando a extradição de Assange para enfrentar 18 acusações criminais

6 jan 2021 - 11h57
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, teve sua solicitação de fiança negada na quarta-feira por uma juíza britânica, que disse que havia o risco de fuga enquanto os Estados Unidos tentam novamente garantir sua extradição.

Julian Assange deixa corte, em Londres, em janeiro do ano passado
13/01/2020
REUTERS/Henry Nicholls
Julian Assange deixa corte, em Londres, em janeiro do ano passado 13/01/2020 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

Assange, que passou mais de oito anos na embaixada equatoriana em Londres ou na prisão, pediu para ser libertado sob fiança depois que o tribunal decidiu na segunda-feira que ele não deveria ser extraditado aos EUA porque estaria sob risco de suicídio.

"Estou convencida de que há fundamentos substanciais para acreditar que se o sr. Assange for libertado hoje, ele não se entregará ao tribunal para enfrentar o processo de apelação", disse a juíza Vanessa Baraitser à Corte de Magistrados de Westminster, em Londres.

"No que diz respeito ao sr. Assange, este caso ainda não foi ganho... o resultado deste recurso ainda não é conhecido."

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que continuará buscando a extradição de Assange para enfrentar 18 acusações criminais de violação de uma lei de espionagem e conspiração para hackear computadores do governo.

A parceira de Assange, Stella Moris, disse que a decisão da juíza de negar a fiança foi uma grande decepção e pediu que os Estados Unidos o perdoem. O WikiLeaks declarou que apelará contra a negação da fiança.

O WikiLeaks publicou centenas de milhares de documentos diplomáticos secretos dos EUA que revelaram as avaliações frequentemente críticas dos Estados Unidos sobre líderes mundiais, desde o presidente russo Vladimir Putin a membros da família real saudita.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade