PUBLICIDADE

Mundo

Assad diz ainda estar buscando solução política para sudoeste da Síria, tomado por rebeldes

13 jun 2018 - 19h59
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, disse nesta quarta-feira que seu governo ainda está buscando uma solução política para o sudoeste do país, tomado por rebeldes, mas que irá usar força militar se isto fracassar.

Bashar al-Assad durante entrevista ao canal al-Alam News em Damasco
 13/6/2018    Divulgação/Sana
Bashar al-Assad durante entrevista ao canal al-Alam News em Damasco 13/6/2018 Divulgação/Sana
Foto: Reuters

"Nós estamos dando uma chance ao processo político. Se isto não tiver sucesso, nós não temos outra opção a não ser liberá-la pela força", disse Assad em entrevista à emissora iraniana Al-Alam News, publicada em tradução em inglês pela agência de notícias estatal síria Sana.

    O sudoeste, fronteiriço à Jordânia e às Colinas de Golã, ocupadas por Israel, é uma das partes restantes da Síria ainda fora de controle do Estado após sete anos de conflito. As forças de Assad recuperaram faixas de território de rebeldes com ajuda de poder aéreo russo e de milícias apoiadas pelo Irã.

    Assad tem repetidamente prometido recuperar "cada centímetro" da Síria.

    Desde o ano passado, um acordo de "descalonamento" intermediado pela Rússia, pelos Estados Unidos e pela Jordânia tem contido confrontos no sudoeste.

    Washington expressou preocupação com relatos de uma iminente ofensiva do Exército sírio na região, alertando sobre "medidas firmes e apropriadas" em resposta a quaisquer violações do cessar-fogo.

    "Contatos ainda estão acontecendo entre os russos, os americanos e os israelenses", disse Assad, quando perguntado se a situação no sudoeste será decidida por meio de reconciliação ou de meios militares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade