PUBLICIDADE

Vaso quebra recorde ao ser vendido por R$ 118 milhões

3 out 2017 - 11h43
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um vaso de porcelana de quase 900 anos da dinastia Song quebrou o recorde mundial de leilões de cerâmica chinesa, nesta terça-feira, ao ser comprado pelo equivalente a 37,68 milhões de dólares (R$ 118 milhões) em uma venda da Sotheby's em Hong Kong.

Vaso da dinastia chinesa Song quebra recorde ao ser vendido por U$37,7 mi em Hong Kong
Vaso da dinastia chinesa Song quebra recorde ao ser vendido por U$37,7 mi em Hong Kong
Foto: Reuters

A pequena peça de cor azul esverdeada ultrapassou o recorde anterior, também estabelecido em um leilão realizado em Hong Kong em 2014, quando uma xícara imperial de 500 anos do período Chenghua, da dinastia Ming, foi comprada por 36 milhões de dólares, informou a casa de leilões Sotheby's.

O vaso de 13 centímetros, usado para lavar escovas, foi cozido nas famosas fornalhas da dinastia Song do Norte (960-1127 d.C.) em Ruzhou, e foi vendido para um comprador anônimo após uma batalha de lances de 20 minutos.

As peças conhecidas como "Ru guanyao" --famosas por seu brilho azul esverdeado intenso e seu desenho estilo "vidro estilhaçado"-- são extremamente raras porque a fornalha de Henan, província do centro da China, teve uma produção curta que só durou cerca de duas décadas.

O vaso da Fundação Chang, do Museu Hongxi, de Taiwan é um de só quatro peças conhecidas de objetos de heranças Ru em mãos particulares. Desde 1940, não mais que seis vasos Ru apareceram em leilões, de acordo com a especialista em cerâmica Regina Krahl.

"Nos últimos 20 anos tivemos um tipo enorme de influxo de compradores da Chia continental. Estamos enchendo o salão com novos preços, novo interesse, e foi isso que aumentou o preço hoje", disse o vice-presidente do conselho da Sotheby's na Ásia, Nicolas Chow, que não quis revelar a nacionalidade do comprador.

Veja também:

Diamante polido gigante de 51 quilates vai a leilão na internet:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade