PUBLICIDADE

Ásia

Premiê o do Japão considera 'perigosa' a zona de defesa aérea chinesa

25 nov 2013 - 06h40
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que a criação de uma "zona de identificação de defesa aérea" chinesa, que inclui ilhas controladas por Tóquio mas reivindicadas por Pequim, é "perigosa".

"Estou muito preocupado, já que é algo muito perigoso que pode levar a um incidente imprevisível", declarou Abe no Senado.

Pequim anunciou no sábado a criação de uma "zona de identificação de defesa aérea" no mar da China Oriental, onde ficam as ilhas Senkaku, controladas pelo Japão e que a Chiba reivindica com o nome de Diaoyu.

A nova zona de defesa aérea obrigará os aviões que passem por ela a cumprir certas obrigações e, caso não respeitem a medida, acontecerá uma intervenção armada.

Um editorial do jornal Global Times, publicação oficial chinesa, afirma que o Japão tem um discurso duplo, já que este país criou a própria zona de identificação de defesa aérea - cujos limites estão a apenas 50 km da costa russa e a 130 km da costa chinesa.

"Tóquio é hipócrita e insolente ao protestar contra Pequim", afirma o jornal, antes de completar que neste contexto, "a China tem todas as razões, justas e legítimas, de criar uma zona similar".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade