PUBLICIDADE

Ásia

Polícia chinesa prende jornalista de site censurado

13 mai 2014 - 04h17
(atualizado às 04h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um jornalista chinês que trabalhava no site Boxun, um meio de comunicação censurado na China, foi detido por publicar "informação falsa", informou nesta terça-feira a agência oficial Xinhua. Trata-se de Xiang Nanfu, 62 anos, que escrevia desde 2009 sob o pseudônimo de "Feixiang" ("voar" em mandarim) no Boxun, um site que divulga notícias sobre temas sensíveis da atualidade chinesa e cuja sede está nos Estados Unidos.

"O residente de Pequim (em referência a Xiang) foi detido por publicar informação falsa em troca de dinheiro, prejudicando seriamente a imagem do país", garantiu a polícia.

Entre as "notícias falsas" escritas pelo jornalista, sempre segundo a versão oficial, se encontram informações sobre expropriações violentas de terras, agressões de policiais e uma suposta trama de tráfico de órgãos de pessoas vivas organizada pelo governo chinês.

O Ministério da Segurança Pública de Pequim assegurou que, por essas informações, Xiang "era muito bem pago" e que, após sua detenção no último dia 3, "confessou seus crimes e mostrou seu arrependimento".

O jornalista, que em 2013 publicou mais de 1,3 mil artigos no site Boxun, começou a colaborar com o veículo em 2004, quando escreveu sobre a demolição de sua casa e a pequena indenização que recebeu das autoridades.

Em comunicado, o Boxun rejeitou as acusações contra Xiang e assegurou que o meio "sempre tratou de denunciar os fatos, apesar dos recursos limitados, que não permitiram o pagamento de enormes somas de dinheiro para seus repórteres voluntários na China". "Este é outro sinal claro da rápida deterioração dos direitos humanos na China", acrescentou o comunicado.

Poucas semanas antes do 25º aniversário do massacre da Praça de Praça da Paz Celestial, a China se encontra no meio de uma dura repressão contra seus dissidentes, que este ano começou antes e afeta mais gente do que em campanhas anteriores.

As autoridades chinesas prenderam na semana passada uma jornalista por divulgar segredos de Estado para a imprensa estrangeira, uma detenção que se soma a de outros seis ativistas, entre eles advogados, acadêmicos e profissionais da informação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade