PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão diz que 8 absolvidos no caso Malala estão detidos

Autoridades, que primeiro anunciaram a pena perpétua para os suspeitos, afirmam que homens continuam presos por outros crimes

6 jun 2015 - 13h48
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Oitos dos 10 homens que foram absolvidos pela tentativa de assassinato da ativista paquistanesa Malala Yousafzai permanecem detidos por outras acusações, anunciaram autoridades do Paquistão.

Malala Yousafzai ganhou o Nobel da Paz por sua luta pela educação das mulheres
Malala Yousafzai ganhou o Nobel da Paz por sua luta pela educação das mulheres
Foto: BBC Mundo / Copyright

Em abril, autoridades militares anunciaram que 10 homens suspeitos de participação no ataque foram condenados à prisão perpétua por um tribunal de Mingora, capital do distrito de Swat (norte do Paquistão), onde aconteceu o crime contra a vencedora do Nobel da Paz por sua luta pela educação das mulheres.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Mas na sexta-feira (5), Salim Khan Marwat, chefe de polícia de Swat, informou que, ao contrário do primeiro anúncio, apenas dois suspeitos foram condenados. Os outros foram inocentados e libertados por "falta de provas". "Os oito que foram inocentados seguem detidos em várias prisões e em um centro de internação", disse um oficial da polícia que teve acesso aos documentos do caso. Os oitos receberam várias acusações relacionadas ao terrorismo, disse a fonte.

Malala foi atingida por um tiro na cabeça em outubro de 2012, em um ataque cometido por rebeldes talibãs que sequestraram um ônibus escolar. O ataque transformou a jovem em uma celebridade mundial e ela venceu em 2014 o Prêmio Nobel da Paz.

O exército do Paquistão anunciou a detenção dos 10 suspeitos, em setembro de 2014, durante uma entrevista coletiva na qual ativistas dos direitos humanos expressaram dúvidas sobre a culpa dos detidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade