Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Vice-presidente da Venezuela exige prova de vida de Maduro e mantém planos militares de defesa

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou neste sábado (3) que não sabe onde está o presidente Nicolás Maduro, mas garantiu que as ordens do chefe de Estado à "Força Armada Nacional Bolivariana" permanecem em vigor. "Exigimos imediatamente uma prova de vida do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, a primeira combatente Cilia Flores", declarou em entrevista transmitida pela TV estatal.

3 jan 2026 - 09h33
Compartilhar
Exibir comentários

Rodríguez classificou a operação militar norte-americana como uma "agressão brutal e selvagem" que violou a soberania e a paz do país, causando mortes de civis e militares. "O presidente Maduro deu instruções muito claras ao povo venezuelano, às forças armadas e às forças de segurança. Neste momento, o país está calmo, digerindo o significado de uma agressão militar dessa natureza, que assassinou humildes e inocentes venezuelanos", disse.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.
Foto: AFP - FEDERICO PARRA / RFI

Segundo a vice-presidente, todos os planos de defesa integral da nação foram ativados por decreto assinado por Maduro. "Condenamos esta forma brutal e selvagem de agressão contra nosso povo, que custou a vida de oficiais militares, mártires da pátria, e de civis inocentes nos pontos de ataque, tanto na capital quanto nos estados de Aragua, Miranda e La Guaira", afirmou.

Mais cedo, o ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino López, anunciou "o desdobramento massivo de todos os meios terrestres, aéreos, navais, fluviais e balísticos" para a defesa do país. Em mensagem nas redes sociais, ele acusou as forças norte-americanas de terem "profanado nosso solo" e atingido áreas residenciais com mísseis e foguetes disparados de helicópteros de combate. "Estamos recolhendo informações sobre feridos e mortos", declarou.

A crise se intensificou após Donald Trump anunciar que forças dos Estados Unidos capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, após uma "operação de grande envergadura" contra a Venezuela.

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade