PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Supremo diz que Maduro pode ser candidato sem deixar Presidência

8 mar 2013 - 18h04
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Maduro discursa durante a cerimônia oficial do funeral de Chávez: emoção na despedida
Maduro discursa durante a cerimônia oficial do funeral de Chávez: emoção na despedida
Foto: EFE

O Tribunal Superior de Justiça (TSJ) da Venezuela afirmou que o vice-presidente do país, Nicolás Maduro, que será empossado nesta sexta-feira como presidente interino, não precisa renunciar ao cargo para poder ser candidato nas próximas eleições a serem convocadas por ele para o prazo de 30 dias. A sentença da máxima instância judicial venezuelana foi divulgada durante o funeral de Hugo Chávez.

A Sala Constitucional do TSJ, em conferência conjunta com seus sete magistrados, concluiu, segundo um comunicado do próprio tribunal, que, com a morte de Chávez, Maduro "deixa seu cargo anterior" de vice-presidente e passa a ser o "presidente encarregado" da República.

Dessa forma, acrescenta, "ele exerce todas as atribuições constitucionais e legais como chefe do Estado, chefe de governo e Comandante da Força Armada Nacional Bolivariana". O texto destaca que uma vez que foi "verificada a ausência absoluta" do presidente, "deve ser convocada uma eleição universal, direta e secreta", e insiste que Maduro "não está obrigado a deixar o cargo" de presidente encarregado para participar como candidato.

A Constituição venezuelana estabelece que em caso de ausência absoluta do presidente durante os primeiros quatro anos de governo, o vice-presidente deve se encarregar da Presidência até que sejam apurados os resultados de uma nova eleição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade