PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

General diz ter usado metáfora ao falar que Chávez chegou morto de Cuba

A oposição acredita que Chávez pode ter morrido antes do último dia 5 de março no Hospital Militar de Caracas, como o anunciou o governo

16 mar 2013 - 19h10
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários
O corpo de Chávez foi levado para o Museu da Revolução na sexta-feira
O corpo de Chávez foi levado para o Museu da Revolução na sexta-feira
Foto: AP

O chefe do Estado-Maior do Comando-em-Chefe das Forças Armadas da Venezuela, o general Jacinto Pérez Arcay, afirmou neste sábado que usou uma "metáfora histórica" ao dizer que o presidente Hugo Chávez tinha chegado morto de Cuba em seu discurso na missa de despedida do líder, realizada ontem na Academia Militar em Caracas.

Após o discurso do militar, que possui 80 anos, vários veículos da imprensa local repercutiram suas declarações, ainda mais por especular a hipótese de Chávez não ter morrido no último dia 5 de março no Hospital Militar de Caracas, como o anunciou o governo.

"Não queria me distrair em um dia como o de hoje, em que tive que me despedir do grande Hugo Chávez (...) Mas, a direita malvada e ignorante me obriga", escreveu Arcay em carta divulgada hoje pelo Ministério de Comunicação do país.

"Há uma intenção contínua de situar os seguidores do comandante como armadores de uma mentira grotesca. Hoje, eu fiquei sentido ao ser alvo do veneno dos que sempre pretenderam atacar Hugo Chávez", assinalou o militar, que, por sua vez, era muito próximo ao falecido presidente.

O general também considerou como "racionalmente impossível" o fato de surgirem dúvidas sobre o contexto de seu discurso, já que, segundo ele, "a metáfora usada ressaltava o coragem e o valor de Hugo Chávez ao optar pelo retorno a sua pátria querida".

Arcay lembrou que essas palavras provêm de uma "passagem heróica" protagonizada por Pedro Camejo, um militar da guerra da Independência venezuelana, mais conhecido como "O Negro Primeiro", que "ferido foi ao se despedir do general José Antonio Páez".

O candidato presidencial opositor, Henrique Capriles, denunciou as supostas mentiras do governo em torno da morte do presidente Chávez e, recentemente, chegou a questionar publicamente a data em que o líder teria morrido realmente, pondo em dúvida a versão oficial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade