Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Mais duas cápsulas de resgate chegam à mina no Chile

6 out 2010 - 22h08
(atualizado às 23h05)
Compartilhar

Duas cápsulas "Fênix", fabricadas pela Marinha do Chile, chegaram nesta quarta-feira à mina San José para a operação de resgate dos 33 mineiros soterrados desde o dia 5 de agosto, que deve ocorrer no final de semana. Antes das cápsulas, durante a semana também foram apresentados os 16 especialistas que participarão do "Dia D" e a grua gigante que puxará os trabalhadores presos.

A poesia ajuda na espera do resgate dos mineiros chilenos:

As novas cápsulas serão testadas, tanto em seu sistema de translado como o de comunicação com a superfície, para evitar eventuais incovenientes no dia do resgate. Elas se somam a uma primeira que chegou ao acampamento Esperanza há duas semanas.

As cápsulas, que medem cerca de 2 m e pesam 250 kg, foram fabricadas na cidade de Talcahuano, nos estaleiros do Exército do Chile, e foram pintadas de branco, azul e vermelho, as cores da bandeira chilena.

Estrutura das cápsulas

Segundo explicaram os técnicos da Marinha, a cápsula contará no lado externo com oito rodas na parte superior e outras oito na parte inferior, que impedirão que o cilindro bata contra as paredes durante o deslocamento. O cilindro também contará com um sistema de fornecimento de ar, com tanques de oxigênio que permitirão um abastecimento de três horas, embora o tempo de subida de um mineiro deva levar a metade desse tempo.

A cápsula também terá um sistema de fuga de emergência caso trave dentro do túnel e não possa ser puxada ou devolvida ao fundo. A cápsula de resgate se somará às contribuições realizadas pela Marinha que, há quase um mês, está na mina para prestar apoio psicológico sobre como sobreviver em espaços confinados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra