PUBLICIDADE

América Latina

Bolívia: por roubar gado, 3 homens são linchados até a morte

7 jul 2014 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários

Três homens foram linchados até a morte por moradores do departamento de La Paz, na Bolívia, que os acusavam de ser ladrões de gado, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Os fatos aconteceram na sexta-feira passada no cantão de Topoco, dentro da província de Pacajes, onde seis homens foram surpreendidos levando gado que não lhes pertencia, e, após serem perseguidos, três deles foram retidos e linchados por moradores dessa região, segundo a rádio Erbol.

Uma vez mortos, os três supostos ladrões foram queimados, de acordo com a rádio, que acrescenta que o incidente já está sendo investigado pela Força Especial de Luta contra o Crime (FELCC).

Os linchamentos de supostos delinquentes na Bolívia ocorrem com frequência e, segundo advertiram os juristas, mostram que no país rege uma pena de morte de fato aplicada por multidões.

Os agressores sempre argumentam que aplicam a chamada justiça comunitária, reconhecida na Constituição promulgada em 2009, mas que não estabelece nem ampara a pena de morte nem os castigos físicos.

Tanto as autoridades bolivianas como organismos internacionais, entre eles a ONU, já mostraram sua preocupação com estes atos que a polícia não consegue frear, já que muitos deles acontecem em áreas rurais nas quais quase não há agentes que possam enfrentar as multidões furiosas.

Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, na Bolívia ocorrem entre 10 e 20 casos de linchamentos consumados cada ano e um número ainda maior de tentativas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade