Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Agricultores despejam esterco em frente à casa de praia de Macron em protesto contra acordo UE-Mercosul

Assinatura do acordo entre os blocos foi adiada para janeiro e manifestantes se opõem ao tratado

19 dez 2025 - 17h10
(atualizado às 19h49)
Compartilhar

Agricultores franceses foram até a casa de praia do presidente Emmanuel Macron, em Le Touquet, no norte da França, para despejar esterco e outros resíduos em frente à moradia. O ato foi em oposição ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul e aconteceu nesta sexta-feira, 19. 

O acordo que é alvo de protestos tem como intuito reduzir ou eliminar tarifas de importação e exportação entre a UE e o bloco que inclui o Brasil e países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Em meio ao tensionamento, sua assinatura foi adiada para janeiro. 

Caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 19
Caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 19
Foto: Reprodução/X

Segundo informações da France Presse, manifestantes descarregaram sacos de esterco, pneus, repolhos e galhos perto da casa, que estava sob vigilância policial. A crítica é de que as novas medidas podem reduzir benefícios aos produtores.

Isso aconteceu após um dia de outro ato feito por agricultores, mas, dessa vez, europeus, também contra o acordo. Em Bruxelas, na Bélgica, a manifestação contou com cenas de violência, com manifestantes sendo detidos.

"O Mercosul continua sendo um NÃO! Portanto, para dar xeque-mate no Mercosul, vamos nos manter mobilizados", escreveu a FNSEA, sindicato agrícola da França, nas redes sociais na quinta-feira, dia 18.

Macron diz que acordo Mercosul-UE ‘não pode ser assinado’:

Críticos do pacto comercial, que está ‌sendo elaborado há 25 anos, como pontua a Reuters, dizem que commodities baratas podem inundar o mercado em detrimento dos produtores europeus.

Em paralelo, nesta sexta, Macron disse ser cedo ‌para dizer se o adiamento de um mês para decidir sobre um ‍acordo comercial será suficiente para ‌atender às condições ‌estabelecidas pela França -- mas que ele espera que sim. Ele afirma estar buscando por garantias mais fortes para proteger os agricultores.

Emmanuel Macron
Emmanuel Macron
Foto: ANSA / Ansa - Brasil
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra