Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

África

Papa pede libertação 'imediata' dos alunos de uma escola católica sequestrados na Nigéria

O papa Leão XIV pediu neste domingo, 23 de novembro, a libertação "imediata" dos mais de 300 alunos e professores sequestrados por homens armados em uma escola católica na Nigéria, em um dos maiores raptos em massa do país. Cinquenta dos alunos sequestrados conseguiram escapar, anunciou neste domingo a Associação Cristã da Nigéria em um comunicado.

23 nov 2025 - 12h24
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

"Soube com imensa tristeza da notícia do sequestro de padres, fiéis e alunos na Nigéria", declarou ele.

O papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste 23 de novembro de 2025.
O papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste 23 de novembro de 2025.
Foto: AFP - ANDREAS SOLARO / RFI

A Associação Cristã da Nigéria (CAN) informou no sábado (22) que homens armados sequestraram 315 pessoas, entre alunos e professores, em uma escola católica no oeste da Nigéria, após um evento semelhante no início da semana em um colégio no noroeste do país (25 meninas sequestradas).

É um dos maiores sequestros dos últimos anos, em uma região regularmente alvo de grupos criminosos que atuam na mata. Na manhã deste domingo, o papa Leão XIV, direto do Vaticano, fez um apelo pela libertação imediata desses alunos.

"Faço um apelo urgente pela libertação imediata dos reféns", acrescentou Leão XIV, expressando sua "profunda tristeza, especialmente pelos numerosos jovens sequestrados e por suas famílias angustiadas". "Rezemos por nossos irmãos e irmãs e para que as igrejas e as escolas permaneçam sempre e em toda parte lugares de segurança e esperança", concluiu ele ao final da oração do Ângelus.

50 dos alunos sequestrados conseguiram escapar

Cinquenta alunos entre os mais de 300 sequestrados na sexta-feira conseguiram escapar, anunciou neste domingo a Associação Cristã da Nigéria em um comunicado. "Recebemos uma boa notícia: 50 alunos fugiram e reencontraram seus pais", declarou no texto, especificando que eles escaparam entre sexta e sábado.

Os meninos e meninas sequestrados em St. Mary, com idades entre 8 e 18 anos, representam quase metade dos 629 alunos da instituição.

O sequestro ocorre após outro grupo de homens armados ter invadido, na segunda-feira, uma escola estadual vizinha em Kebbi, de onde 25 meninas foram levadas. Esses crimes alimentam temores sobre a segurança no país mais populoso da África e levaram ao fechamento preventivo de diversas instituições escolares por todo o país.

Esses dois sequestros em massa ocorreram enquanto o presidente americano, Donald Trump, ameaçou recentemente intervir militarmente na Nigéria devido ao que ele chamou de massacres de cristãos por radicais islamistas. As autoridades nigerianas ressaltaram que os assassinatos cometidos por jihadistas e por bandos criminosos afetam indistintamente tanto cristãos quanto muçulmanos, que representam aproximadamente metade da população cada.

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade