3 eventos ao vivo

Casa de Desmond Tutu é roubada durante homenagem a Mandela

11 dez 2013
14h23
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Desmond Tutu durante a homenagem a Mandela na terça-feira
Desmond Tutu durante a homenagem a Mandela na terça-feira
Foto: Reuters

Ladrões invadiram na terça-feira a casa de Desmond Tutu na Cidade do Cabo quando o ex-arcebispo participava em Soweto, perto de Johannesburgo, da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, declarou um porta-voz de Tutu nesta quarta-feira.

"Posso afirmar que houve um roubo na noite passada" na residência de Desmond Tutu no bairro de Milnerton, declarou à AFP Roger Friedman, porta-voz do Prêmio Nobel da Paz, sem informar a importância dos objetos levados.

Desmond Tutu, 82 anos, e sua esposa estavam na terça-feira em Soweto, onde o arcebispo pronunciou o discurso de encerramento da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela no estádio FNB.

"Ainda não podemos dizer o que foi roubado", já que o bispo não estava em Johannesburgo na terça-feira, declarou o porta-voz. "Mas a casa não foi saqueada", acrescentou. Ele informou que o roubo ocorreu na terça-feira no início da tarde, mas não especificou a hora exata.

Em agosto o bispo anglicano foi vítima de outro roubo sem violência em sua casa em Milnerton quando dormia com sua esposa.

Mandela morre aos 95 anos
Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Veja também:

Bolsonaro viraliza com uso e defesa polêmica da hidroxicloroquina
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade