PUBLICIDADE

África

Boko Haram mata 21 perto de vilarejo de alunas sequestradas

"Eles cercaram o mercado e começaram a atirar. Houve um pandemônio em todo canto", relatou morador da região

20 fev 2015 - 15h54
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes do Boko Haram que fugiam de uma ofensiva do Exército da Nigéria mataram 21 pessoas nesta sexta-feira em ataques perto do vilarejo de Chibok, no norte do país, onde os rebeldes sequestraram mais de 200 alunas no ano passado, informou uma fonte militar.

<p>Forças especiais de Camarões fazem patrulha na ponte Elbeid, em Fotokol, cidade atacada recentemente pelo grupo rebelde Boko Haram</p>
Forças especiais de Camarões fazem patrulha na ponte Elbeid, em Fotokol, cidade atacada recentemente pelo grupo rebelde Boko Haram
Foto: Bate Felix Tabi Tabe / Reuters

Eles escapavam de uma incursão por terra e ar que os expulsou da floresta de Sambisa quando invadiram os vilarejos de Gatamarwa, Makalama e Layhawul e abriram fogo contra os moradores aterrorizados, disse a fonte.

Os combatentes do Boko Haram na região estão em fuga desde que foram submetidos a uma grande ofensiva militar por todos os lados levada a cabo pela Nigéria e por seus vizinhos Chade, Camarões e Níger.

Na quinta-feira, aviões de guerra nigerianos bombardearam campos de treinamento e esconderijos de armas e veículos dos insurgentes em Sambisa. Mas quando o Boko Haram, que luta para criar um califado na maior economia da África, se sente ameaçado, a população civil se torna alvo frequente.

"Eles cercaram o mercado e começaram a atirar", relatou Maina Chibok, fazendeiro e morador de Chibok que visitou a área de Gatamarwa mais tarde. "Houve um pandemônio em todo canto e mais de dez pessoas foram mortas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade