PUBLICIDADE

África

Militantes do Estado Islâmico invadem universidade na Líbia

Militantes islâmicos têm realizado incursões em partes do país produtor de petróleo do norte da África

19 fev 2015 - 20h11
(atualizado às 21h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Familiares dos 27 cristãos egípcios sequestrados em Sirte pedem a libertação deles, no Cairo, Egito, na semana passada. O Estado Islâmico divulgou um vídeo mostrando a execução de 21 egípcios cristãos capturados em Sirte.
Familiares dos 27 cristãos egípcios sequestrados em Sirte pedem a libertação deles, no Cairo, Egito, na semana passada. O Estado Islâmico divulgou um vídeo mostrando a execução de 21 egípcios cristãos capturados em Sirte.
Foto: Mohamed Abd El Ghany / Reuters

Militantes que se dizem leais ao Estado Islâmico invadiram a universidade da cidade de Sirte, na região central da Líbia, nesta quinta-feira, dias após um vídeo ter mostrado os rebeldes desfilando em comboios.

Militantes islâmicos têm realizado incursões em partes do país produtor de petróleo do norte da África, aproveitando-se de um vácuo de poder resultante de uma violenta disputa entre dois governos rivais pelo controle do país.

Na segunda-feira, aviões egípcios alvejaram alvos supostamente do Estado Islâmico no leste da Líbia, depois que o grupo divulgou um vídeo mostrando a execução de 21 egípcios cristãos sequestrados em Sirte.

Na quarta-feira, o Egito e o governo oficial da Líbia pediram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que retire um embargo armamentício e ajude na reconstituição do Exército para que os líbios possam enfrentar os jihadistas.

"O grupo assumiu o controle da universidade ontem", disse um morador de Sirte, pedindo para não ser identificado. Uma foto publicada nas redes sociais mostrava uma bandeira do Estado Islâmico na entrada da universidade.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

"Há dois dias eles já haviam invadido o complexo administrativo da cidade e expulsado todos os funcionários."

Moradores de Sirte disseram que os militantes também assumiram o controle da emissora de rádio e outros prédios do governo. Um vídeo publicado em redes sociais mostrava um comboio de veículos paramentados com bandeiras do Estado Islâmico aparentemente circulando pela cidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade