Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Afago de Trump a Lula, apoio a Palestina e isolamento de Israel: 80ª Assembleia da ONU escancara crises

Encontro em Nova York ainda não terminou, mas os quatro primeiros dias mostraram os desafios geopolíticos atuais

27 set 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Benjamin Netanyahu discursa na ONU com plenário esvaziado
Benjamin Netanyahu discursa na ONU com plenário esvaziado
Foto: Kay Nietfeld/Getty Images

A 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) termina neste sábado, 27, após dias de debates que mostraram ao mundo quais são os desafios geopolíticos atuais. O encontro, segundo especialistas consultados pelo Terra, evidenciou a crise das instituições multilaterais, ainda que a ONU reivindique sua relevância no gerenciamento de temas coletivos.

De terça-feira, 23, até sexta-feira, 26, diversas autoridades discursaram no salão principal do evento e vários recados e sinalizações foram dados. Se de um lado houve afago de Donald Trump a Lula e apoio do Brasil e mais de 150 nações à criação do Estado da Palestina, do outro houve boicote a Israel, pedidos tímidos pelo fim da guerra entre Ucrânia x Rússia e ataques dos EUA à própria ONU

“Podemos dizer que os discursos dos últimos dias reafirmam a perspectiva de mais longo prazo da crise da própria ONU e das instituições multilaterais como um todo. Esta crise tem se apresentado nas esferas decisórias e nas dinâmicas de poder global, e já vem se estendendo com mais força na última década”, avalia Clarissa Nascimento Forner, professora de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Trump diz que abraçou Lula e fala em 'boa química' ao anunciar encontro na próxima semana:

Em seu discurso na ONU, o presidente Donald Trump mencionou uma "boa química" com o presidente Lula. Apesar do gesto diplomático, Trump fez críticas ao Brasil e à ONU no mesmo discurso. 

“Apesar de ele utilizar o espaço das Nações Unidas para fazer uma aproximação com o presidente Lula, já se sabia que ele iria falar muito contra as Nações Unidas. Ele tem se posicionado contra, e daria continuidade a essa posição em sua fala”, disse Natalia Fingermann, professora do curso de Relações Internacionais da ESPM.

Antes de Trump, Lula foi o responsável por fazer o discurso de abertura da Assembleia e mandou vários recados ao presidente americano, ainda que não o tenha citado diretamente. O petista ressaltou a soberania do Brasil e chamou as tarifas e sanções de arbitrárias, além de qualificar como inaceitável a tentativa de interferência no Judiciário do Brasil. 

Lula x Trump: veja as diferenças entre os discursos dos líderes na Assembleia Geral da ONU:

A criação de um Estado palestino também foi um dos principais temas abordados na ONU. Ao lado de mais de 150 países que defenderam a criação do Estado palestino, Lula voltou a afirmar que aquilo que Israel está fazendo na Faixa de Gaza é um genocídio.

O discurso do presidente brasileiro reforçou a posição histórica do Brasil de defesa dos dois estados, Israel e Palestina. “Essa é uma posição do Brasil desde 1947 e Lula teve a coragem de usar a palavra genocídio para falar sobre a situação do conflito de Israel”, avaliou Fingermann.

Lula e Trump ensaiam aproximação inédita na ONU:

Enquanto Lula e dezenas de outros chefes de Estado defenderam a soberania do povo palestino em um território independente de Israel, Trump se manifestou contrariamente.

Com Trump como principal apoiador, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursou na sexta-feira, 26, e atacou o Irã e seu programa de armas nucleares. Durante o discurso, várias delegações deixaram a plateia, incluindo os representantes brasileiros.

Netanyahu é vaiado na Assembleia Geral da ONU e delegações deixam plenária:

Embora pareça haver certa estagnação sob o ponto de vista do gerenciamento de conflitos em Gaza e na Ucrânia, Clarissa Nascimento Forner ressalta que a ONU parece reivindicar sua relevância no gerenciamento dos grandes temas, como a questão ambiental e as dinâmicas de regulação do uso de IA.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade