I.A. na Saúde: Procempa e Santa Casa se unem contra o Câncer
Parceria entre instituições promete avanços no combate às doenças oncológicas através da IA e colaboração internacional em Porto Alegre.
A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre estabeleceram uma parceria nesta segunda-feira, 24, com o objetivo de conduzir pesquisas inovadoras na área da saúde, utilizando a inteligência artificial (IA) para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão e mama. O evento, que aconteceu no Salão Nobre da Santa Casa, contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do provedor da Santa Casa, Alfredo Englert.
A iniciativa faz parte dos projetos Procempa SmartLab e Smart Cities AI Hub, que têm como propósito o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para a cidade de Porto Alegre, através da IA. A presidente da Procempa, Letícia Batistela, destaca que essa colaboração solidifica a posição da empresa como uma referência em tecnologia de ponta voltada para o benefício da população, e enfatiza o empenho na área da saúde. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, complementa, enfatizando a importância da inovação tecnológica para a identificação e prevenção de doenças, especialmente com o auxílio da IA.
O estudo contará com a participação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que desenvolveu um modelo de IA capaz de analisar imagens médicas e detectar possíveis casos de câncer. A Santa Casa, reconhecida como uma instituição de excelência em oncologia, fornecerá as imagens necessárias para os testes do modelo, os quais serão conduzidos pela Procempa. O diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil, ressalta a relevância dessa parceria para o avanço da pesquisa científica associada à inteligência artificial, visando aprimorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. Ele também destaca que os estudos preditivos de câncer ganham maior precisão e representam esperança para a prevenção e tratamento de muitas pessoas.
Essa colaboração entre a Procempa e a Santa Casa, aliada ao conhecimento internacional do MIT, demonstra o compromisso com a aplicação de tecnologias inovadoras para aprimorar a área da saúde. A utilização da inteligência artificial no diagnóstico precoce de câncer tem o potencial de melhorar a eficiência do sistema de saúde, possibilitando a identificação mais precisa de sinais de doenças em estágios iniciais, proporcionando assim maior chances de tratamento e recuperação bem-sucedida. A parceria reforça o papel dessas instituições como protagonistas na busca por soluções que beneficiem a sociedade e impulsionem avanços significativos na medicina e no cuidado com os pacientes.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.