Oscar, do São Paulo, decide encerrar carreira como jogador de futebol
Atleta de 34 anos tinha contrato com o clube paulista até 31 de dezembro de 2027
Oscar, meia do São Paulo, decidiu encerrar sua carreira aos 34 anos devido a problemas de saúde, como uma síncope vasovagal, marcando o fim de uma trajetória com passagens vitoriosas por clubes como Internacional, Chelsea e Shanghai, além da Seleção Brasileira.
O meia Oscar, do São Paulo, decidiu encerrar a carreira como jogador de futebol profissional aos 34 anos. O anúncio, feito a pessoas próximas segundo a ESPN, já é do conhecimento do clube paulista, que não conta com o camisa 8 para príoxima temporada.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
A saúde do jogador está há meses debilitada e a aposentadoria vinha sendo cogitada. Em novembro, Oscar foi diagnosticado com uma síncope vasovagal, que é uma perda transitória de consciência causada por uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
O camisa 8 do São Paulo chegou a desmaiar em exame de rotina realizado no CT da Barra Funda no dia 11 de novembro e precisou ser levado para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista. O atleta ficou cinco dias sob cuidados médicos.
O jogador, que foi revelado em Cotia e retornou ao Tricolor no fim do ano passado após 14 anos, tinha contrato até 31 de dezembro de 2027. Nesta temporada, Oscar fez 21 jogos, dois gols e cinco assistências pelo São Paulo.
Além da síncope vasovagal, desde janeiro, Oscar teve quatro problemas físicos: uma lesão muscular na coxa esquerda, um edema na coxa esquerda, uma fratura em três vértebras e uma lesão na panturrilha esquerda.
Carreira
Oscar dos Santos Emboaba Júnior nasceu em Americana, no interior de São Paulo, e iniciou a sua trajetória nas categorias de base do Tricolor. Pelo time principal, disputou 14 partidas e integrou o elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2008 antes de seguir para o Internacional, onde foi campeão da Recopa Sul-Americana (2011) e do Campeonato Gaúcho (2011 e 2012).
Em 2012, Oscar chegou ao Chelsea e fez parte de uma geração vitoriosa do clube inglês, resultando nas conquistas da Liga Europa da UEFA (2012/13), da Premier League (2014/15 e 2016/17) e Copa da Liga Inglesa (2014/15).
Durante o período na Europa, o meia acumulou diversas convocações para defender a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa das Confederações FIFA (2013).
Então, em 2017, o atleta foi negociado com o Shanghai, da China, clube que defendeu até o retorno ao Tricolor. A passagem pelo futebol chinês foi marcada por atuações decisivas, títulos, gols e assistências: ao todo, balançou as redes 76 vezes e deu 110 passes certeiros para gols. Pelo Shanghai, Oscar ergueu os troféus da Superliga Chinesa 2018, 2023 e 2024 e da Supercopa da China (2019).