PUBLICIDADE

O que cai no primeiro dia do Enem? Saiba o que esperar da prova de domingo

Já avisamos: este é o dia da redação! Saiba quais outras disciplinas você encontrará na prova

31 out 2023 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Enem 2023 está chegando! A primeira prova do exame é aplicada já no próximo domingo (5) e, não à toa, é a mais aguardada pelos candidatos. Isso porque eles finalmente descobrirão qual é o tema da redação, um dos maiores mistérios em torno da prova. Mas, além da redação, você sabe o que cai no primeiro dia do Enem?

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução / Guia do Estudante

Caso não saiba, respira fundo que o GUIA DO ESTUDANTE te ajuda! Neste texto, saiba quais disciplinas são cobradas neste primeiro dia, quantas questões será preciso responder e o que esperar da prova.

Quais matérias caem no primeiro dia do Enem?

Sem mais delongas: além de elaborar uma redação no modelo dissertativo-argumentativo, no primeiro dia de Enem os candidatos também respondem a questões de:

  • Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Geografia
  • História
  • Sociologia
  • Filosofia

As disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira compõem a prova de Linguagens e Códigos. Ao todo, são 45 questões. As outras 45 são divididas entre Geografia, História, Sociologia e Filosofia, que fazem parte da prova de Ciências Humanas.

Resumindo, no primeiro dia de Enem os candidatos respondem a 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, e escrevem uma redação.

+ Estrutura da redação do Enem: saiba como desenvolver cada parte

O que esperar da prova

O primeiro dia do Enem costuma ser o mais denso em termos de leitura, já que reúne as disciplinas de humanidades. Por isso, os candidatos devem estar preparados para equilibrar bem o tempo, de forma que consigam responder a todas as questões e escrever a redação. Ao todo, são 5h30 para realizar a prova.

+ Enem: 4 motivos para não deixar sua redação para o final da prova

A redação deve ser elaborada no gênero dissertativo-argumentativo, seguindo as regras estipuladas pelo Inep. Geralmente, os temas de redação do Enem relacionam-se a algum dilema da sociedade brasileira, e pedem que os candidatos apontem caminhos para a resolução do problema.

+ Veja aqui 10 apostas de tema para a redação do Enem 2023, segundo professores

Já a prova de Linguagens costuma ser altamente interpretativa, e por isso é importante que os candidatos façam uma leitura atenta. Além disso, alguns assuntos cobrados com recorrência são gêneros textuais e regras gramaticais. Confira aqui o levantamento completo do que mais cai na prova de Linguagens.

As 45 questões de Ciências Humanas são divididas principalmente entre História e Geografia. Em História, os tópicos mais frequentes são as grandes navegações, colonização das Américas, mercantilismo e absolutismo. Em Geografia, os destaques ficam por conta de questões ambientais, urbanização, climatologia, globalização e cartografia.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM  e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.  

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade