PUBLICIDADE

Lula solta palavrão ao dar conselho para estudantes no RJ: 'Nunca diga que todo político é ladrão'; veja

Presidente participou da premiação dos vencedores da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

12 jun 2024 - 11h16
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula solta palavrão ao dar conselho para estudantes no RJ: ‘Nunca diga que todo político é ladrão’:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da premiação dos vencedores da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada na última terça-feira, 11, no Rio de Janeiro. Durante seu discurso, o chefe do Executivo ressaltou a importância da Olimpíada, provocou os estudantes a sonharem alto e deixou um conselho para que não digam que "todo político é safado e ladrão".

A Obmep foi criada pelo governo Lula em 2005. Nesta 18ª edição, 650 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio de todo o Brasil receberam medalhas de ouro. O evento no Rio de Janeiro contou com a participação de Lula, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Educação), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana. 

Durante o evento, o presidente recebeu uma medalha honorária da Olimpíada, junto com Janja. "De todos os títulos que tenho, acho que essa medalha de ouro significa muito para mim", comentou.

Em seu discurso, ele afirmou que a Obmep cria chances aos filhos das classes trabalhadoras de sonhar com grandes realizações acadêmicas e profissionais. Segundo o presidente, durante muito tempo houve "descrença nos jovens mais pobres e na educação pública do Brasil".

"Todo mundo tem inteligência suficiente, não existe criança mais inteligente que a outra. O que faltava para os jovens brasileiros era oportunidade e investimento na educação. A gente queria provar que não tem um jovem que é mais inteligente porque a família dele tem posses."

O presidente Lula em cerimônia de medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
O presidente Lula em cerimônia de medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Lula também destacou aos alunos que "não existe nada impossível para o ser humano, sobretudo na idade em que estão" e propõs que eles participem de projetos para ajudar o País.

No fim, o chefe do Executivo deixou um último conselho para os estudantes não dizerem que todo político é ladrão: "Estou muito orgulhoso, vocês não sabem o orgulho que estou de estar na frente de vocês [...] Quero deixar um último conselho: Nunca diga que todo político é safado e ladrão, que você não gosta de política, que você não vai fazer política, porque todo cara que fala isso vai ser político. E todo cara que for político, vai ser o que ele pensa."

"Quando a gente nega a política, quando a gente acha que ninguém presta, sabe quem presta? Você. Então entra você na política e seja o político decente que você precisa nesse País. Não desista, assuma a responsabilidade histórica de vocês", acrescentou Lula.

Ainda no evento, o presidente assinou um decreto que cria o Programa Mais Ciência na Escola, voltado a estimular o letramento digital e a iniciação científica nas escolas de ensino fundamental e médio. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade