Descubra que nota você precisa tirar para passar em Medicina

Descubra a seguir como entrar em Medicina usando a nota do Enem e qual a pontuação exigida em cada caso!

17 jan 2018
14h56
atualizado às 15h23
  • separator
  • comentários

 

O curso de Medicina é um dos mais disputados e costuma ter as notas de corte mais altas de todos os vestibulares do País.

Enem
Enem
Foto: Enem virtual

Atualmente, é possível entrar em Medicina usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que alivia um pouco o estresse, mas não diminui a concorrência.

A grande vantagem é não ter que estudar para vários vestibulares diferentes. Ainda assim, é preciso se dedicar bastante para conseguir uma excelente pontuação e garantir uma vaga.

A nota que você precisa tirar no Enem para passar em Medicina depende muito do processo seletivo e da universidade.

Descubra a seguir como entrar em Medicina usando a nota do Enem e qual a pontuação exigida em cada caso!

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade de Medicina

É importante lembrar que participar do Enem não garante automaticamente sua entrada na universidade. Para concorrer a uma vaga é preciso se inscrever em algum processo seletivo. Confira os principais:

Sistema de Seleção Unificada - Sisu

O Sisu é um programa do Governo Federal que classifica candidatos para ingresso em universidades públicas. Muitas instituições de ensino disponibilizam todas as suas vagas pelo programa e não realizam mais o vestibular tradicional. Outras reservam apenas uma parte.

Para se inscrever é preciso ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. Não há requisitos de renda para participar.

O candidato escolhe uma opção especificando a universidade, o campus e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Ele só vai disputar a vaga com os candidatos que escolherem exatamente as mesmas escolhas.

A nota de corte (menor pontuação para ser aprovado) varia de um ano para o outro e de uma universidade para a outra. Tudo depende do desempenho dos candidatos inscritos em uma mesma vaga. Por esta razão, só é possível saber qual será a nota de corte após o término das inscrições.

No entanto, se observarmos as edições passadas do Sisu podemos ter uma ideia da pontuação necessária para garantir uma vaga.

Recentemente, as maiores notas de corte de Medicina ficaram acima de 800 pontos nas seguintes universidades:

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

De modo geral, é necessário ter um desempenho entre 750 e 830 pontos no Enem para garantir uma vaga em Medicina pelo Sisu.

Programa Universidade para Todos - ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo a pessoas de baixa renda em universidades particulares.

Para participar é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve cumprir alguns requisitos de escolaridade e ter feito a edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Esta nota é apenas o mínimo necessário para ter o direito de concorrer a uma vaga. Para conseguir a bolsa para o curso de Medicina é preciso ter uma pontuação bem mais alta que isso.

Nos últimos anos, a nota de corte do ProUni para os cursos de Medicina tem ficado entre 720 e 830 pontos, tanto na ampla concorrência quanto nas vagas destinadas a cotas.

Fundo de Financiamento Estudantil - FIES

O FIES é o crédito estudantil do Governo Federal. Com ele é possível financiar a faculdade de Medicina a juros baixos e só começar a pagar a dívida depois de formado.

Recentemente o FIES passou por algumas mudanças. As regras para conseguir o benefício estão mais rígidas, o número de vagas agora é limitado e os candidatos são escolhidos pela nota do Enem.

Para se inscrever, é necessário ter feito o Exame a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Também é obrigatório comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

A boa notícia é que o Governo está priorizando algumas áreas do conhecimento e reserva cerca de 70% das vagas para cursos nas áreas da Saúde, Formação de Professores e Engenharias. São mais chances para quem quer financiar a faculdade de Medicina!

Nas últimas edições do FIES, a nota de corte para o curso de Medicina ficou entre 660 e 790 pontos.

Ingresso direto em universidades particulares

Muitas universidades particulares oferecem vantagens a estudantes que apresentam um bom desempenho no Enem. Elas vão desde descontos nas mensalidades e parcelamentos facilitados até a garantia de uma vaga sem precisar fazer o vestibular. Basta apresentar a nota do Enem e desfrutar desses benefícios.

Em cada instituição de ensino as regras para o uso da nota do Enem são diferentes. Para saber mais detalhes, procure a universidade de seu interesse.

Confira algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e oferecem o curso de Medicina:

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidade de Franca (UNIFRAN)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Veja também:

 

Enem virtual

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade