PUBLICIDADE

Saiba por quanto tempo vale o Enem

Participou do Exame Nacional do Ensino Médio? Saiba por quanto tempo é possível utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade!

17 jan 2018 - 14h29
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Participou do Exame Nacional do Ensino Médio? Saiba por quanto tempo é possível utilizar a nota do Enem para entrar na faculdade!

Enem
Enem
Foto: Guia da carreira

De uns anos para cá, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado a principal porta de entrada de milhões de jovens ao ensino superior. É que a nota obtida no exame permite entrar em universidades públicas e privadas sem precisar fazer vestibular.

O Enem acontece uma vez ao ano e assim que o resultado é divulgado já começam a abrir as inscrições em programas que distribuem vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições particulares e até financiamentos estudantis a juros baixos.

Quem já fez alguma edição do Enem pode estar se perguntando sobre a validade do Exame. Se você quer descobrir por quanto tempo pode utilizar a nota do Enem, saiba que isto depende da situação. Em alguns casos é preciso ter feito a última edição do exame, em outros é possível usar a nota de alguns anos atrás.

Descubra por quanto tempo é possível utilizar a nota do Enem para entrar na universidade!

Quando a nota do Enem precisa ser da última edição

A prova do Enem acontece no segundo semestre de cada ano, geralmente entre as últimas semanas de outubro e as primeiras de novembro. O resultado costuma ser divulgado somente no ano seguinte, na primeira quinzena de janeiro.

Quem fez, por exemplo, a edição do Enem de 2017, pode participar dos programas de distribuição de vagas abertos em 2018. Quem fez o Enem de 2018 pode participar dos processos seletivos de 2019 e assim por diante.

Para as situações onde a nota do Enem precisa ser da última edição, o exame tem validade de um ano. Conheça:

Conseguir uma vaga em universidade pública pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em universidades públicas e acontece duas vezes ao ano (no início de cada semestre).

Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado na redação. O número de inscrição e a senha da última edição do Enem são solicitados quando o candidato se inscreve no Sisu.

O Sisu é completamente informatizado. O participante pode consultar na internet as vagas disponíveis em instituições de todas as regiões do País. Ele escolhe sua opção de curso e as vagas vão sendo preenchidas com os candidatos que obtiveram as melhores notas no Enem.

Conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda. O processo de seleção regular acontece duas vezes ao ano.

Para participar é obrigatório ter participado da última edição do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Além disso, o candidato deve cumprir algumas exigências socioeconômicas (renda familiar, condição, formação escolar, etc.).

Complementar a nota do vestibular

Algumas universidades, principalmente as públicas, aceitam a nota do Enem como complemento à nota do vestibular tradicional. As regras para esta utilização variam de uma instituição para a outra.

Em geral as universidades aceitam a nota do Enem realizado no mesmo ano do vestibular.

Quando a nota do Enem pode ser de anos anteriores

O Enem foi criado com o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Porém, a partir de 2010, o exame sofreu uma série de modificações e começou a ser usado também em processos de seleção unificada.

A prova passou a ter um número maior de questões e a metodologia de avaliação permitiu uma comparação entre as provas de edições diferentes.

Por isso, as situações onde é possível utilizar a nota do Enem de anos anteriores só consideram válidas as notas obtidas a partir de 2010.

Descubra como é possível usar a nota do Enem de anos anteriores:

Conseguir um financiamento estudantil pelo FIES

Através do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é possível conseguir um financiamento a juros baixos e só começar a quitar a dívida depois de formado.

Para participar é obrigatório ter feito o Enem e se enquadrar nos requisitos de renda familiar.

Neste caso são aceitas as notas de qualquer edição do exame a partir de 2010. O desempenho mínimo para participar é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Conseguir uma bolsa remanescente pelo ProUni

Depois que o ProUni encerra o período regular de seleção, é aberto um novo período de inscrição, desta vez para preencher as bolsas remanescentes (aquelas que não foram ocupadas anteriormente).

Para este novo processo seletivo é possível utilizar a nota do Enem de anos anteriores. A exigência da nota mínima e de renda familiar continuam as mesmas.

Entrar em universidades particulares sem vestibular

Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto, ou seja, o candidato que apresentar sua nota do Exame (e estiver acima do mínimo exigido), pode se matricular sem precisar fazer outro vestibular.

Cada universidade estabelece suas próprias regras - qual número de vagas vai disponibilizar e a nota mínima para entrar em cada curso, por exemplo. De modo geral são aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Obter descontos e promoções especiais em universidades privadas

Quem estiver fora dos limites de renda para conseguir uma bolsa ou financiamento do Governo Federal deve ficar atento às promoções oferecidas em cada universidade. Muitas delas possuem programas próprios de concessão de bolsas e benefícios como descontos nas mensalidades.

Algumas utilizam a pontuação do Enem como critério de seleção para esses benefícios e aceitam as notas obtidas a partir da edição de 2010 do exame.

Universidades que aceitam o Enem

Não é só porque a faculdade aceita a nota do Enem que você já possa ir se matriculando sem nem piscar. Antes disso, pare um momento e verifique se a instituição tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). É que só com o aval do MEC o seu diploma terá validade no mercado - para conseguir um emprego ou participar de concursos públicos de nível superior, por exemplo, ou para fazer uma pós-graduação.

Para ajudar sua busca, fizemos uma super seleção de faculdades que aceitam o Enem. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento e, juntas, cobrem todo o território brasileiro. Confira:

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Universidade Anhembi Morumbi (a distância)

FMU (a distância)

UNIFACS (a distância) - em Salvador/BA

UnP - Universidade Potiguar (a distância) - em Natal/RN

Você pretende usar sua nota do Enem para entrar em uma faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Guia da carreira
Compartilhar
Publicidade
Publicidade