Professora diz que vestido de noiva em posse de concurso foi para realizar sonho de subir ao altar
Nayra Saldanha viralizou nas redes sociais após cumprir promessa
A ideia de subir ao altar vestida de noiva sempre esteve presente na vida da professora Nayra Sargica Saldanha, de 50 anos. Ela não conseguiu realizar o sonho na igreja, mas deu um 'jeitinho' e transformou a ideia em realidade ao tomar posse em um concurso de educação, em Boa Vista (RO), com um vestido de casamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Eu sempre sonhei em casar vestida de noiva. Em 2021, eu fiz o concurso da educação para o Estado de Roraima e, em setembro daquele mesmo ano, meu nome saiu na lista de aprovação. Eu estava no aniversário do meu irmão quando surgiu a ideia. Eu falei: 'No dia que eu tomar posse nesse concurso, eu vou entrar vestida de noiva. Assim, vou realizar meu sonho'", contou em entrevista ao Terra.
Nayra, que é professora de Artes, dará aulas para o Ensino Fundamental II. De acordo com a professora, ninguém acreditou que ela realmente usaria o traje. Embora tenha passado para outros concursos da mesma área nos anos anteriores, o seu compromisso era com o concurso do Estado.
E, assim, ela cumpriu a promessa. Em dezembro de 2025, ela foi comunicada que tomaria posse no cargo que tanto almejou. "Quando fui chamada, a promessa voltou à minha cabeça. Me perguntavam se eu iria entrar realmente vestida de noiva e eu falei que sim, porque era uma promessa para mim e para Deus", disse.
Ela explicou que no dia 29 de dezembro pesquisou na internet um modelo de vestido de noiva e levou a uma costureira conhecida, que tirou suas medidas. "No dia 30 fui experimentar o vestido e no dia 2 [de janeiro] ele já estava pronto. No dia 5, fui para a posse. Minha mãe e minha filha ajudaram a me vestir e saí de casa toda pomposa", brincou.
A roupa escolhida por Nayra chamou a atenção de todos que estavam na cerimônia. "Quando cheguei lá, minha filha foi filmando e minha mãe foi segurando a cauda do vestido. Só que eu não tinha falado para ninguém que iria vestida de noiva, apenas avisei aos meus amigos que eu tinha um casamento."
E o casamento, segundo a professora, era justamente com o concurso: "Assinei meu termo de posse, que é minha certidão de casamento. Agora, eu estou casada com a educação. Eu gosto muito da minha profissão, sou professora há 15 anos."
Como ela tomou posse em um concurso em Boa Vista, Nayra teve que dizer adeus à sala de aula em Pacaraíma (RO), onde morava. "A sala de aula sempre foi um desafio. Em Pacaraíma, eu tinha uma sala de 37 alunos, onde apenas quatro eram brasileiros. Para mim, sempre foi uma troca de conhecimento. Amo muito minha profissão."
A professora de Artes não esperava a repercussão que sua promessa teve nas redes sociais. "Não imaginei que seria desse jeito. Já fiz muitas entrevistas, recebo muitas mensagens no WhatsApp. Para mim, está sendo muito bom receber comentários bons, embora tenha recebido comentários ruins, de pessoas frustradas com a profissão. As pessoas dizem que vou pedir demissão ou que nunca entrei em uma sala de aula. Sou professora há 15 anos, eu amo minha profissão", revelou.
