Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atrasos no Enem evidenciam 'cultura da desorganização', diz psicóloga

28 out 2013 - 17h03
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários

As lágrimas de candidatos que perderam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse fim de semana por chegarem atrasados aos locais de prova virou motivo de piada na internet. Afinal de contas, todo ano é a mesma coisa: dezenas de pessoas são fotografadas aos prantos porque o trânsito estava um caos, a chuva atrapalhou, o ônibus não chegou etc. No entanto, grandes eventos como o Enem ou os vestibulares tradicionais apenas evidenciam a "cultura da desorganização", segundo a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi, doutora em psicologia do desenvolvimento humano pela USP.

Muitas pessoas são incapazes de cumprir prazos e de chegar no horário para um compromisso, que vai desde uma partida de futebol com os amigos a uma entrevista de emprego. Para Cristiane, essa desorganização do cotidiano pode trazer efeitos mais pesados quando acontece em momentos decisivos, como a prova do Enem.

"As pessoas que se atrasam normalmente são mais emocionais, têm dificuldade de organização cotidiana. Se fôssemos fazer uma enquete com os atrasados do Enem, acho que mais da metade iriam relatar isso como uma constante na vida", comenta a especialista. Ela diz que os atrasados normalmente têm uma percepção menos racional e objetiva do tempo, um comportamento definido ainda na infância.

"A preocupação com o horário é um comportamento que se aprende, que é estimulado desde a mais tenra infância, quando se estabelecem os horários do mama, de dormir, de brincar", afirma especialista, ao ressaltar o papel da família neste processo.

Responsável pelo apoio pedagógico de estudantes do Cursinho da Poli, de São Paulo, a pedagoga Alessandra Venturini afirma que a escola também tem papel importante neste processo, à medida que deve valorizar o respeito aos horários das aulas e das atividades. Ela conta que no cursinho, os simulados para os vestibulares e para o Enem são tratados com o mesmo rigor das provas oficiais. Quem chega atrasado é impedido de participar. "Os alunos ficam bravos, reclamam, mas nós não deixamos entrar porque o simulado tem esse caráter de ensinar, inclusive a respeitar o horário", afirma.

Alessandra lembra o caso de uma estudante do cursinho que chegou atrasada em dois simulados preparatórios para o Enem este ano. "Estávamos preocupados porque os alunos que têm tendência a se atrasar para os compromissos do estudo podem ter problemas também na hora da prova. Mas hoje ela chegou bem animada, me contando que tinha saído de casa bem cedo para não correr o risco de se atrasar de novo, na prova para valer."

A educadora ainda conta que sempre recomenda aos alunos que "não desafiem a sorte", já que os jovens têm a tendência de pensar que as coisas ruins só acontecem com os outros. "Eu sempre brinco com eles: 'querem ver fotos de vocês espalhadas por aí porque não chegaram a tempo de fazer a prova?'", diz a professora, ao lembrar que depois não adianta culpar a chuva ou o trânsito.

Imagens das provas nas redes sociais

Além de frisar há meses a necessidade de respeitar o horário das provas, o Ministério da Educação (MEC) também orientou os estudantes sobre a utilização de celulares nos locais de prova. No ano passado, 67 candidatos foram eliminados do Enem depois de publicar imagens dos cadernos de prova nas redes sociais. Porém, este ano novos casos foram registrados e pelo menos 36 foram excluídos da seleção.

De acordo com a pedagoga Alessandra Venturini, muitos jovens agem na inocência, não acreditam que uma publicação na rede social - tão comum entre os amigos - possa representar a eliminação do certame. "Infelizmente, muitos não tem noção de que isso compromete a segurança de toda uma avaliação que foi pensada e planejada para dar tudo certo", diz. No entanto, ela diz que o número de eliminados já foi bem menor este ano - pelo menos a metade - e que o rigor por parte do governo em relação a esses casos têm ajudado a reduzir o problema.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-822-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade