Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sisu 2026: inscrições começam nesta segunda-feira; veja como fazer e as novidades da edição

Interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 23; Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas

19 jan 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As inscrições para o Sisu 2026 acontecem de 19 a 23 de janeiro, com 274,8 mil vagas disponíveis; a edição permite o uso das notas das três últimas edições do Enem e apresenta resultados em 29 de janeiro.
Sisu 2026 oferece 274 mil vagas: veja os 10 cursos e instituições com mais oportunidades
Sisu 2026 oferece 274 mil vagas: veja os 10 cursos e instituições com mais oportunidades
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 serão abertar nesta segunda-feira, 19. Os interessados em participar do processo seletivo têm até a próxima sexta-feira, 23, para se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior do País por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.

A seguir, o Terra reuniu o que você precisa saber sobre o Sisu 2026. Tire suas dúvidas:

Como fazer a inscrição no Sisu 2026?

A inscrição para o Sisu 2026 é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato precisa acessar o site com a conta gov.br, pesquisar as vagas disponíveis e fazer a inscrição em até duas opções escolhidas.

Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar as opções de curso. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Veja o passo a passo para se inscrever no sistema:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em "fazer inscrição";
  2. Entre com sua conta e senha do gov.br ou realize seu cadastro;
  3. Confirme os dados de contato;
  4. Preencha o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas;
  5. Escolha até duas opções de cursos para fazer a inscrição;
  6. Confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos;
  7. Após confirmar a inscrição, você será direcionado para a tela "minha inscrição", na qual constarão informações sobre a opção escolhida, como a sua classificação parcial.

Quem pode se inscrever no Sisu 2026?

Podem participar do processo seletivo do Sisu 2026 os estudantes que tenham ensino médio completo, fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não obtiveram zero na redação. 

A edição deste ano terá uma novidade: os candidatos poderão usar os resultados das três últimas edições do Enem -- 2023, 2024 e 2025 -- para se inscrever. Antes, só era possível usar a nota do último exame. Agora, se o candidato tiver realizado mais de uma entre as três últimas edições do Enem, a seleção considerará, para cada curso, a maior média ponderada das notas do exame de cada edição. 

Os candidatos que tenham feito o Enem para fins de autoavaliação, conhecidos como treineiros, não podem se inscrever no Sisu.

Quais vagas estão disponíveis no Sisu 2026?

O Sisu 2026 vai oferecer 274,8 mil vagas em 7.388 cursos. Pedagogia é o curso com mais vagas ofertadas no programa, com 10.145 oportunidades. Veja a lista dos dez cursos com mais vagas nesta edição, segundo o MEC:

  • Pedagogia - 10.145 vagas;
  • Administração - 9.462 vagas;
  • Matemática - 9.332 vagas;
  • Ciências Biológicas - 8.932 vagas;
  • Direito - 7.834 vagas;
  • Química - 7.647 vagas;
  • Física - 6.773 vagas;
  • Engenharia Civil - 6.704 vagas;
  • Medicina - 5.524 vagas;
  • Agronomia - 5.458 vagas.

A edição deste ano também conta com a participação de 136 instituições de ensino superior. Entre elas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que tem o maior número de vagas ofertadas, com 9.120. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931 vagas, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 8.005. Todas as vagas podem ser conferidas no portal do Sisu.

O que são as notas de corte parciais?

Em todo o período de inscrição, a partir de terça-feira, 20, os candidatos conseguem ver as notas de corte parciais de cada curso. A informação ajuda o estudante a saber se tem chances de ser aprovado naquele curso e se deseja ou não manter as opções escolhidas na inscrição. As notas de corte parciais são atualizadas uma vez por dia.

As notas de corte são as notas mínimas que o candidato precisa ter para conseguir uma vaga no curso e faculdade que deseja entrar. 

Quando sai o resultado do Sisu 2026?

A chamada regular do Sisu 2026 será divulgada no próximo dia 29 de janeiro. Os aprovados no processo seletivo devem fazer a matrícula ou registro acadêmico junto à instituição no dia 2 de fevereiro.

Como participar da lista de espera do Sisu?

Quem não for selecionado em nenhuma das opções de curso na chamada regular ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. O período para manifestar interesse é entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Para participar da lista de espera, é preciso acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no botão que confirma seu interesse em entrar na lista de espera.

A convocação para a matrícula dos selecionados na lista de espera cabe às próprias instituições de ensino e começam a partir de 11 de fevereiro. Por isso, é importante que o candidato acompanhe o site das universidades para a qual tenha manifestado interesse.

Como funciona o Sisu?

No sistema, os estudantes podem se inscrever para até duas opções de cursos. Os candidatos são classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência e, em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e outras políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino. 

Desde 2024, o Sisu passou a ter somente uma edição, em que os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro. Antes, o processo seletivo ocorria duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. 

Nesta edição, serão ofertadas vagas para cursos com início previsto tanto no primeiro como no segundo semestre. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar. Isso dependerá de sua classificação no curso escolhido.

Calendário do Sisu 2026

  • Inscrições: 19 a 23 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
  • Matrícula da chamada regular: 2 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pela instituições: a partir de 11 de fevereiro.
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade