Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Resultado do Enem 2025 é divulgado; saiba como acessar sua nota

Candidatos podem consultar as notas de cada área do conhecimento e da redação do Enem 2025 na Página do Participante

16 jan 2026 - 23h59
(atualizado em 16/1/2026 às 07h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O resultado do Enem 2025 foi divulgado nesta sexta-feira, 16, e as notas podem ser acessadas na Página do Participante; o exame serve para ingresso em programas como Sisu, ProUni e Fies, além de universidades internacionais.
Segundo dia do Enem 2025 tem questões de Matemática e de Ciências da Natureza
Segundo dia do Enem 2025 tem questões de Matemática e de Ciências da Natureza
Foto: PORTUGAL/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas individuais de cada área do conhecimento e da redação podem ser consultadas na Página do Participante

O ministro Camilo Santana publicou um vídeo nas redes sociais para anunciar que as notas já estão liberadas. "Saiu o resultado do Enem! Acesse sua nota em enem.inep.gov.br/participante. Brincadeiras à parte, fique de olho na programação. Próximo passo? Inscrições no Sisu de 19 a 23 de janeiro. Na sequência, Prouni, de 26 a 29 de janeiro, e Fies, com edital em breve. Sucesso, gente!", escreveu.

O Enem 2025 foi aplicado nos últimos dias 9 e 16 de novembro. Os candidatos responderam questões de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de escreverem uma redação com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Os gabaritos oficiais, com algumas questões anuladas, foram disponibilizados dias após as provas.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição foi realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu na região no período da aplicação regular do exame.

Para os "treineiros", ou seja, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025 e fizeram o exame em busca de autoavaliação, o boletim individual será publicado em até 60 dias, geralmente no mês de março. O espelho da redação -- documento que mostra o que o participante escreveu no texto -- também costuma ser disponibilizado meses depois da divulgação dos resultados do Enem, frequentemente em abril.

Como ver a nota do Enem 2025

Siga o passo a passo abaixo para ver as notas do Enem 2025:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Clique em "Entrar com gov.br";
  • Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
  • Pronto! Agora é só conferir as suas notas do Enem 2025.

Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la em um processo bem simples. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em "Avançar". Em seguida, é preciso clicar em "Esqueci minha senha", selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha. 

Como é calculada a nota do Enem?

A nota das provas objetivas do Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método diferencia as questões e as classifica em níveis. Com isso, as notas do exame não dependem do total de acertos na avaliação. Isso faz com que duas pessoas que tenham acertado a mesma quantidade de questões possam ter notas diferentes, por exemplo.

Na TRI, as questões são classificadas entre graus de dificuldade fácil, médio e difícil. Assim, conforme o padrão de acertos e erros dos candidatos, a TRI consegue perceber quem realmente estudou e, portanto, acertou questões fáceis e difíceis, e quem teve apenas sorte em um acerto numa questão difícil, apesar de ter errado uma pergunta considerada fácil. Além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o objetivo da TRI é evitar acertos na sorte ou por "chute".

Como usar a nota do Enem

As notas individuais do Enem 2025 podem ser usadas para tentar uma vaga no ensino superior do País, por meio de programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e até em processos seletivos de universidades no exterior.

O Sisu 2026 ofertará 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de todo o País. A edição contará com uma novidade: os candidatos poderão usar os resultados das três últimas edições do Enem -- 2023, 2024 e 2025 -- para se inscrever. A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido inscrito como treineiro. 

As inscrições do Sisu ficarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Já as inscrições do Prouni do primeiro semestre poderão ser realizadas no período de 26 a 29 de janeiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro, enquanto o da segunda chamada sairá no dia 2 de março. Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar interesse nos dias 25 e 26 de março de 2026.

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de Portugal que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade