PUBLICIDADE

Como fazer um portfólio no LinkedIn

Saiba como fazer um portfólio no LinkedIn e aproveitar as ferramentas da rede social profissional para destacar os seus projetos, experiências e competências

20 mai 2024 - 00h00
(atualizado às 20h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Você pode fazer um portfólio no LinkedIn para destacar suas experiências profissionais e apresentar uma seleção dos seus melhores trabalhos e resultados para conquistar seguidores e atrair a atenção de potenciais clientes e empregadores. Na rede social profissional, é possível publicar atualizações e novidades sobre a sua carreira e se conectar com outras pessoas da sua área de atuação.

Foto: Souvik Banerjee/Unsplash / Canaltech

O LinkedIn pode ser acessado gratuitamente, mas há também uma versão Premium para quem deseja obter dados sobre tendências do setor, análises do mercado, oportunidades de vendas para negócios e impulsionar seu perfil na rede.

Como fazer um portfólio no LinkedIn

Para fazer o seu portfólio no LinkedIn, você deve montar uma página de perfil atraente e preencher as informações nas seções de biografia, atividades, experiências, competências e formação acadêmica.

  1. Crie uma conta no LinkedIn;
  2. Insira as informações pessoais no seu perfil;
  3. Informe a sua formação acadêmica;
  4. Destaque as experiências mais relevantes da sua carreira;
  5. Selecione suas competências na área em que atua;
  6. Peça recomendações de colegas que já trabalharam com você;
  7. Liste e descreva projetos e cursos realizados;
  8. Divulgue links, publicações e materiais com amostras do seu trabalho;
  9. Adicione as melhores amostras "Em destaque".
  10. Preencha as informações do seu perfil no LinkedIn com atividades, competências, recomendações e destaques da sua carreira (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Preencha as informações do seu perfil no LinkedIn com atividades, competências, recomendações e destaques da sua carreira (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Ao divulgar materiais com amostras do seu trabalho, certifique-se de não compartilhar conteúdos sensíveis e privados das empresas em que você trabalha ou já trabalhou.

Como usar os destaques como portfólio no LinkedIn

Você pode explorar a seção "Em destaque" do seu perfil no LinkedIn para selecionar publicações, artigos, links e fotos mais representativos do seu trabalho. Esse recurso monta um carrossel na sua página de perfil com os materiais selecionados.

Veja como incluir conteúdo "em destaque":

  1. Acesse a sua página de perfil no LinkedIn;
  2. Toque em "Adicionar seção";
  3. Entre em Recomendado > Adicionar em destaque;
  4. Selecione publicação, artigo, link ou fotos.
  5. Adicione “Em destaque” para montar um carrossel com os conteúdos mais representativos do seu trabalho (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Adicione “Em destaque” para montar um carrossel com os conteúdos mais representativos do seu trabalho (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
    Foto: Canaltech

Após inserir uma seleção de destaques pela primeira vez, você pode editar os materiais, excluir ou incluir outros através da própria seção "Em destaque" na página de perfil.

Veja também dicas para deixar o LinkedIn atrativo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade