PUBLICIDADE

5 profissões para quem quer morar na praia

Gosta do litoral? As possibilidades de carreiras vão além de lidar com o mar

11 jun 2024 - 19h00
Compartilhar
Exibir comentários

Gosta de sombra, água fresca e barulho de mar? Algumas profissões são essenciais no litoral e podem ser a escolha certa para quem deseja morar na praia e estar em contato com a natureza. Claro que este não pode ser o único critério para escolher um curso de graduação, mas quando se está confuso, filtrar pelos gostos pessoais e estilo de vida que deseja levar pode ajudar.

Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE listou 6 carreiras para quem quer morar na praia e algumas vão além de lidar com o mar!

+ Entenda a diferença entre profissão e carreira

Fotografia 

-
-
Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

O profissional formado em Fotografia domina as câmeras, lentes e técnicas fotográficas como iluminação e enquadramento. Precisa também conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens. É mais comum encontrar o curso no Brasil na modalidade tecnológico, onde a grade costuma ser focada na prática fotográfica e apresentação de técnicas fotográficas, passando pelo básico de cada área de atuação.

O bom fotógrafo conhece várias áreas da fotografia, mas costuma se especializar em um estilo, como o jornalístico, o documental, o artístico ou o comercial. Para além do equipamento, o fotógrafo saber criar uma linguagem pessoal do seu trabalho para conseguir se destacar, já que o meio fotográfico é bastante autoral e os trabalhos são todos um reflexo do profissional.

O fotógrafo atua em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema, em agências de publicidade ou como autônomo. Há bastante mercado para fotografia de eventos, editoriais de moda e fotojornalismo. O profissional que escolher trabalhar no litoral pode se especializar em fotografar turistas, já que estará em uma cidade que recebe novas pessoas durante todo o ano, seja fazendo retratos de viagem ou até cobrindo casamentos na praia. Além, é claro, de fotografar paisagens de tirar o fôlego!

+ 10 fotógrafos influentes para você se inspirar

Engenharia Ambiental 

-
-
Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

O profissional formado em Engenharia Ambiental é o responsável por preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas. O bacharel projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

Pode trabalhar em secretarias municipais e estaduais, ou em polos industriais dentro da empresa fazendo análises, estatísticas, estudando casos, fazendo auditorias e monitoramento. Porém, também pode estar em campo, captando dados, fazendo testes, colhendo materiais para análise, acompanhando a execução de projetos de melhoria, adequação de normas ambientais.

O currículo do curso é multidisciplinar, com matérias das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Compõe aulas de física, química, estatística, ecologia, geologia, hidrologia, topografa e hidráulica, tratamento de resíduos, cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental, recursos hídricos e avaliação de impactos ambientais.

O engenheiro ambiental é essencial nas praias já que elas sofrem com a poluição constante e precisam da manutenção deste profissional.

+ Cinco carreiras na área de saneamento que têm tudo para crescer

Turismo

-
-
Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

Quando se fala em férias, a maioria das pessoas pensa em praia. E este é um dos destinos que mais atraem a presença de profissionais formados em Turismo. Ele é o responsável pelo planejamento, organização, promoção e divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Elabora roteiros, acompanha turistas, organiza feiras, congressos e exposições, além de comandar as vendas de passagens e reservas em hotéis trabalhando em agências.

Existe a opção tanto de ser bacharel, quanto fazer um tecnólogo em Turismo. É preciso atenção na hora de escolher em qual universidade fazer a matrícula, já que alguns cursos dão mais ênfase à administração e outros aos setores específicos, como hotelaria. As disciplinas envolvem administração, contabilidade, marketing, história, geografia, português, planejamento turístico, organização de passeios e eventos.

Trabalhando no litoral pode gerenciar hotéis, empresas de eventos e empreendimentos de lazer, como parques temáticos, ou coordenar a exploração turística de uma região, promovendo e divulgando as atrações locais.

+ Turismo: 5 habilidades para o sucesso na carreira

Engenharia Naval

-
-
Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

O profissional formado em Engenharia Naval projeta, acompanha o desenvolvimento e a manutenção dos variados tipos de embarcações e demais instalações tecnológicas envolvidas na exploração dos recursos de rios e oceanos, como plataformas e portos. A maior parte de seu trabalho é feita em escritórios, porém também pode se envolver diretamente na supervisão das atividades em estaleiros, que são os locais onde se constroem ou reparam embarcações, em portos ou à bordo de navios.

Precisa gostar de exatas. Algumas disciplinas deste curso de bacharelado são matemática, física, mecânica, hidrodinâmica, estruturas navais, projeto de navio, embarcações e plataformas marítimas, e transporte aquaviário. Além disso, é necessário ser curioso como um cientista, pois o objetivo do curso é formar pessoas que busquem formas de resolver os problemas de engenharia.

O litoral é local perfeito para buscar oportunidades como engenheiro naval, onde o profissional formado está o tempo todo em contato com seu objeto de trabalho.

+ Titanic: os avanços da Engenharia Naval que poderiam ter evitado o naufrágio

Oceanografia

-
-
Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

O profissional formado em Oceanografia estuda o ambiente marinho como um todo, incluindo aspectos físicos, geológicos, químicos e suas interações. Ele é responsável pelo estudo e desenvolvimento de projetos de preservação das condições naturais e de despoluição de uma determinada região. O curso, de cinco anos, tem bastante matemática, física e geologia.

A crescente preocupação com a preservação ambiental e a exploração sustentável de recursos naturais como petróleo e alimentos que provêm do mar indicam boas oportunidades de trabalho disponível para os profissionais formados. Tradicionalmente, o maior número de empregos está ligado a empresas e órgãos públicos e empresas pelos quais se ingressa por meio de concurso, se tornando um funcionário público.

A extensão do litoral brasileiro abre diversas possibilidades sobre em qual local trabalhar, desde o laboratório, escritório, na praia ou embarcado. Então, o litoral é lugar perfeito para o profissional morar!

+ Profissões urbanas: 6 carreiras para quem quer morar nas cidades grandes

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade