Ter um diploma universitário é vantagem no mercado de trabalho? Na Europa, os números mostram que, entre eles, o desemprego é menor
Mark Zuckerberg e outros gurus da tecnologia insistem que os diplomas universitários já não servem para encontrar um emprego, mas os números desmentem
Alguns dos principais gurus tecnológicos do Vale do Silício, como Mark Zuckerberg e Mark Chen, responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT, asseguraram que os diplomas universitários já não são uma garantia para conseguir um bom emprego em suas empresas.
No entanto, os dados da Eurostat e da última Pesquisa de População Ativa (EPA) da Espanha são teimosos e insistem em demonstrar que as pessoas com ensino superior possuem taxas de desemprego inferiores às demais. O que leva a deduzir que ter um diploma universitário ou um grau superior equivalente aumenta as chances de encontrar um emprego, mesmo que se esteja superqualificado para o trabalho a ser realizado.
O valor do diploma universitário
O nível educacional determina de forma clara a probabilidade de encontrar trabalho. Além da queda na taxa geral de desemprego na Espanha registrada no último relatório, situando-se em 10,29%, os dados da EPA revelam que o desemprego entre pessoas com ensino superior apresenta uma taxa de 5,7%, enquanto, entre aqueles que não concluíram o ensino fundamental, o índice está em 24,5%. Já os que terminaram o ensino médio reduzem sua taxa de desemprego para 11,5%.
De acordo com o El Mundo, esses dados também mostram que o desemprego caiu muito mais rápido entre os diplomados universitários durante a última década, situando-se atualmente em níveis de 2007, quando o desemprego entre os trabalhadores mais qualificados estava em 5,3%.
A Europa vive uma situação semelhante. Segundo os dados da ...
Matérias relacionadas
Aposentadoria aos 48 anos? Nova regra para profissões de risco avança; veja se a sua está na lista