PUBLICIDADE

Emprego na Argentina: saiba como encontrar vagas abertas para se candidatar

País vizinho se destaca por atrair profissionais de diferentes áreas, incluindo aqueles que buscam vagas que não necessitam de qualificação sênior

29 nov 2023 - 09h40
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 90 mil brasileiros vivem na Argentina, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. É a terceira maior comunidade estrangeira no país vizinho, ficando atrás apenas da Guiana (91 mil residentes) e do Paraguai (254 mil). A maior parte das vagas é direcionada para as seguintes áreas: tecnologia da informação, finanças, marketing e turismo.

Se você quiser trabalhar na Argentina, veja mais detalhes abaixo neste texto. Se quiser saber o que brasileiros que já trabalham têm a dizer sobre a experiência, leia esta outra matéria.

A disponibilidade de oportunidades profissionais na Argentina depende muito da formação e do campo de atuação do brasileiro. Segundo o economista Renan Pieri, no Brasil, há melhores condições de negócios, especialmente para profissionais mais qualificados. No entanto, para aqueles com salários mais baixos, a Argentina oferece um leque maior de oportunidades.

Pieri destaca também que a taxa de desemprego na Argentina ainda é inferior à do Brasil. Ele afirma que, embora as taxas estejam próximas, teoricamente, é mais fácil encontrar emprego na Argentina do que no Brasil.

Brasileiros ouvidos pela reportagem mencionam que é mais vantajoso trabalhar remotamente para empresas de outros países na Argentina. Isso porque recebem remuneração de uma moeda mais valorizada que os pesos argentinos, como o dólar ou mesmo o real. No entanto, se a decisão for morar no país vizinho independentemente da moeda, existem opções para tentar um trabalho presencial na Argentina.

No LinkedIn, plataforma focada em negócios e empregos, basta escolher filtros de acordo com o seu perfil para mapear vagas na Argentina. Em uma simples busca, é possível encontrar processo seletivos no Banco Santander e outras multinacionais como Mercado Livre e Toyota.

Vale fazer uma pesquisa individualizada em corporações que contratam estrangeiros. OLX, Walt Disney, KPMG, IBM, PepsiCo, Dell e Sony Pictures Entertainment são opções.

Onde encontrar vagas?

1. ZonaJobs é um site especializado em ofertas de emprego em toda a federação da Argentina. Nele, você pode cadastrar o currículo e receber notificações. Confira algumas áreas ofertadas:

  • Administração, contabilidade e finanças
  • Marketing e vendas
  • Atendimento ao cliente, call center e telemarketing
  • Gastronomia e turismo
  • Medicina e farmácia
  • Tecnologia e sistemas
  • Engenharia civil e construção

2. A plataforma Computrabajo reúne mais de 3 mil vagas abertas somente em Buenos Aires. A maioria são destinadas a contratos fixos, por prazo determinado e por temporada. A remuneração varia entre $ 80.000 e U$ 160.000.

3. Diferente dos outros sites, Bumeran reúne anúncios pagos. Para além de Buenos Aires, as províncias com mais vagas são: Santa Fe (624), Córdoba (541), Mendoza (235), Neuquén (210) e Entre Ríos (100).

4. Outra plataforma é o Indeed, serviço gratuito para candidatos, no qual é possível cadastrar o currículo e acompanhar vagas em tempo real. A maioria esmagadora das vagas abertas exigem o idioma espanhol. Profissionais que pensam em se candidatar devem levar em consideração o formato de trabalho, já que a maioria exige tempo integral.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade