Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alunos "nota dez" recebem prêmios no Rio de Janeiro

14 mai 2010 - 09h57
(atualizado às 11h08)
Compartilhar

A dedicação e o desempenho dos 20 melhores alunos da rede municipal de ensino que "suaram o uniforme" para alcançar as melhores notas na Prova Rio de 2009 foram premiados ontem com mais do que um elogio do professor. Eles receberam, cada um, uma bicicleta, parte da política de reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação, que repetirá a ação todo ano. Para quem quer ganhar o prêmio ano que vem, os ferinhas dão a dica: ter uma boa noite de sono e fazer todos os deveres, sem se esquecer de separar um tempinho para a brincadeira.

"Aqueles que não foram tão bem não serão deixados de lado, porque não quer dizer que foram menos esforçados ou menos brilhantes", garante a secretária Claudia Costin, lembrando que os 6.880 alunos com pior desempenho serão atendidos pelo programa Nenhuma Criança a Menos, com reforço três vezes por semana no contraturno escolar, além de avaliações mensais de Português e Matemática.

A premiação beneficiou alunos que fizeram o 3º e 7º anos do Ensino Fundamental em 2009. Este ano, a prova será no fim de outubro, também para crianças de 4º e 8º anos, como preparatório para a Prova Brasil, avaliação do Ministério da Educação direcionada a alunos de 5º e 9º anos. Professores dos alunos "nota dez" também foram premiados: um netbook (microcomputador portátil) para cada.

Victor Franklin Martins Moreira, 13 anos, foi destaque em Matemática do 7º ano na E. M. Sobral Pinto, na Praça Seca. Ano passado, também foi bronze nas Olimpíadas de Matemática, mas garante que não há receita mágica para se dar bem: "Presto sempre atenção e faço os deveres, nada demais". Mas, entre os 20 premiados, há um ingrediente em comum: todos têm o apoio da família, que acompanha as tarefas de casa. Para Estefânia Soares de Souza, 13, craque em Português, o respaldo do pai, o comerciante João Jerônimo, 53, que nunca estudou, é fundamental. "Sempre incentivei para que minha filha tivesse o que eu não tive".

Os 20 melhores
3º ANO - PORTUGUÊS
Amanda M. Barbosa (Escola Municipal Affonso Taunay), Jonathas da Rocha dos Santos (E. M. Hélio Smidt), Thayná Alexandrino (E. M. Denise M. Torres), Ellen G. Bezerra (E. M. Claudio B. Viana) e Maria Clara Azevedo (E. M. Castro Alves).

3º ANO - MATEMÁTICA
João Henrique Nascimento (E. M. Barão H. de Mello), Raphael Dantas (E. M. Affonso Penna), Vinicius Soares (E. M. Cons. Mayrink), Amanda S. Ferreira (Ciep Yuri Gagarin), Emilly da Silva (Ciep Hildebrando de A. Góes).

7º ANO - PORTUGUÊS
Maria Laura Hasselmann (E. M. Estácio de Sá), Estefânia S. de Souza (E. M. Itália), Aldo Alo Neto (E. M. Silveira Sampaio), Gabrielle Cristina dos Santos Silva (E. M. Prof. Gilberto Bento da Silva), Cesar Pontes de Oliveira Junior (E. M. Liberdade).

7º ANO - MATEMÁTICA
Alice Marie Almeida da Silva (E. M. Prof. Lourenço Filho), Bruno de Souza Pais (Ary Barroso), Camila Arguello (E. M. Doutor Nelcy Noronha), Rômulo Pinto Soares (E. M. Dep. Hilton Gama), Victor Franklin Martins Moreira (E.M. Sobral Pinto).

Dicas nota 10
Confira os conselhos dos alunos premiados:
- Dormir cedo na véspera da aula ajuda a ter atenção.
- Nunca levar dúvida para casa. Pergunte ao professor.
- Comer bem e nunca estudar cansado. Quem estuda de manhã pode almoçar, cochilar e aí, sim, estudar.
- Pesquisar na Internet temas abordados em aula pode aprofundar conhecimento.
- Brincar também faz parte! Depois do dever, é hora de se divertir. Aproveite!.

Prefeito Eduardo Paes e secretária de Educação, Claúdia Costin, premiam melhores alunos do município
Prefeito Eduardo Paes e secretária de Educação, Claúdia Costin, premiam melhores alunos do município
Foto: Alexandre Vieira / O Dia
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra