Alto Escalão: Confira as movimentações do mercado e os temas na pauta de 2026 das lideranças
Juros e cenário geopolítico são os destaques da agenda deste ano dos alto executivos
O comportamento dos juros ao longo deste ano, o cenário geopolítico e suas implicações para a economia brasileira, além de eleições em outubro, são os pontos de atenção na agenda de 2026 dos alto executivos com os quais a coluna conversou.
André Ricardo Carvalho, que recentemente assumiu como superintendente de investimentos da Brasilprev, ressaltou que a trajetória da política fiscal e como a questão será endereçada nos próximos anos é o maior desafio, acrescentando que a pauta "fiscal/eleitoral" deve trazer volatilidade aos ativos domésticos, especialmente a partir do segundo trimestre. "Já no âmbito internacional, o maior risco reside em uma reversão nas condições financeiras expansionistas que gere uma reversão dos fluxos de investimentos estrangeiros", afirmou.
Otavio Augusto Lopes, novo sócio-líder de Agronegócio para América Latina da EY, destacou que o agronegócio brasileiro deverá estar vigilante e preparado para os choques geopolíticos. "A alta do custo de capital também merece atenção e adequação", disse. Com mais de duas décadas de experiência em consultoria estratégica, o executivo se consolidou como referência global na condução de transformações no setor agroalimentar, atuando em quatro continentes e em mais de 15 países.
Confira agora quem trocou de endereço corporativo nos primeiros dias deste ano:
Leonardo Bassoi é o novo CEO do Grupo EREA, de serviços em Real Estate logístico e industrial. À frente do grupo, investido da Niche Partners/Tarpon, Bassoi disse que à coluna que conectar desenvolvedores e investidores em oportunidades de BTS (sigla em inglês para "construído sob medida"), e reforçar a expansão interna e externa do grupo, estão em sua agenda para 2026.
A Decolar anuncia Camila Aragão como nova Chief Human Resources Officer (CHRO). A executiva vem do iFood, companhia que também integra o ecossistema global da Prosus.
A Funcional, de tecnologias para o ecossistema de saúde no Brasil, anuncia a chegada de Marilia Sabbato como nova Diretora de Negócios Corporativos. A executiva terá como principal desafio fortalecer e expandir a área de negócios B2B.
Ricardo Nascimento e Priscila Regonatti chegam à Ipsen, biofarmacêutica global. Ele assume a Diretoria de Unidade de Negócios para as áreas de Neurociências e Doenças Raras, e ela vai liderar a Diretoria de Compliance da companhia.
O Shopping Vila Olímpia tem nova superintendente. É Luciane Starling.
A Lerian, startup brasileira de infraestrutura financeira, anuncia a chegada de Wendel Paz como Head de Business Development. Ele será responsável pela estratégia de crescimento, posicionamento de mercado e expansão comercial da empresa.
A Alessandra Vieira deixa a diretoria de produção para assumir a de atendimento da agência Y'ALL.
Tarcísio Bravo é o novo CEO da Politriz. A chegada do executivo, que passou por Martins Atacadista e SCJ (Johnson Wax), faz parte do processo de profissionalização da empresa. O fundador, Lázaro Magalhães, vai para o conselho.
A Minsait, empresa do Indra Group, anuncia a nomeação de Marcio Henrique Silva como novo Diretor de Operações Tech no Brasil.
A Kerry, multinacional de nutrição, anuncia a reestruturação estratégica em sua liderança do canal de Food Service para a América Latina. Fernando Munhoz será, a partir deste mês, o novo líder de Food Service para a região.
A Workhub anuncia Vinicius Teixeira no cargo de Head de Growth.
Mauricio Boesche é o novo diretor de Estratégia e Operações da ClickBus. Com dez anos de experiência no setor de tecnologia, ele passou por PicPay e OLX Brasil.