Despedida a Nana Caymmi no Rio emociona filha: "Brasil perde um pouco do bom da música"
Amigos próximos, familiares e fãs começaram a se reunir no início da manhã desta sexta-feira (2), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para prestar a última homenagem à cantora Nana Caymmi, que morreu aos 84 anos. O velório foi marcado por forte comoção e trilha sonora simbólica: a canção Acalanto, composta por Dorival Caymmi especialmente para ela, foi tocada durante a cerimônia.
O corpo foi levado, após o velório, para o Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul carioca, onde o sepultamento está previsto para ocorrer às 14h. A cantora estava internada desde julho de 2024 na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Quem foi Nana Caymmi para a música brasileira?
Conhecida por sua voz firme e interpretação profunda, Nana Caymmi se consolidou como uma das grandes vozes da música popular. Sua filha, a jornalista Stella Caymmi, declarou em entrevista à TV Globo:
"Eu perco a minha mãe, mas hoje o Brasil perde um pouco de bom da música brasileira. Ela era uma mulher corajosa. Nos criou com dignidade, valores, formou o nosso gosto para música. Ela era engraçada, espirituosa, surpreendente no modo de falar, era verdadeira, sem medo do politicamente correto."
O músico Danilo Caymmi, irmão da cantora, também ressaltou o papel da irmã na história da MPB. Para ele, a perda é pessoal e coletiva. "Eu sinto como irmão, mas também como fã, como inúmeros fãs que a acompanhavam. A gente perdeu a grande intérprete Nana Caymmi."
Ao chegar para a cerimônia, o cantor Gilberto Gil, ex-marido de Nana, esteve ao lado da esposa, Flora Gil, e recebeu apoio de quem estava no local. A cantora Elba Ramalho também compareceu.
Nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, Nana vinha de uma família inteiramente dedicada à música. Filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, ela cresceu cercada por canções e talento. Era irmã dos músicos Danilo e Dori Caymmi.
No momento da despedida, Danilo fez questão de registrar a dor dos últimos meses vividos por Nana. "O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo. Estamos todos realmente muito tristes, mas ela passou nove meses de sofrimento intenso dentro de hospital."
Ver essa foto no Instagram