Brasil recebe 300 mil turistas internacionais no carnaval e bate recorde histórico, diz Embratur
A cidade que mais recebeu estrangeiros para a folia foi o Rio de Janeiro, com 110 mil visitantes no período
O Brasil virou trend e o turismo sentiu. O carnaval de 2026 reforçou o País como um dos destinos mais desejados do mundo ao receber cerca de 300 mil turistas estrangeiros durante a folia. O número representa um crescimento de 17% em relação a 2025, segundo a Embratur, e foi apontado como recorde histórico para a festa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Seja na folia de trios elétricos da Bahia, nas escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo ou no Galo da Madrugada do Recife, o carnaval deste ano representou cerca de 30% da movimentação internacional de um mês inteiro concentrada em apenas sete dias.
Segundo dados da Embratur, o Rio de Janeiro é o que mais recebeu os 'gringos' de braços abertos. Na capital fluminense, foram 110 mil visitantes internacionais, o que corresponde a 36% de todos os turistas estrangeiros que vieram ao País para o carnaval.
A presença internacional, claro, também teve impacto direto na economia: os visitantes deixaram aproximadamente US$ 185,7 milhões no Brasil durante o carnaval, o que representa cerca de R$ 970,2 milhões.
Nas redes sociais, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou os números. "Carnaval histórico", escreveu em uma publicação em que aparece ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).