COLUNA | Ler um livro é olhar para uma página e delirar (e isso é bom demais)
Literatura é mais filosófica do que a História, pois a História conta o que aconteceu, mas a literatura conta o que poderia acontecer
Existem autores e autores e, por consequência, existem livros e livros. Grande parte não é boa e outra é pior ainda. Mas nós sabemos que estamos diante de um autor e um livro diferenciados quando estamos delirando diante de uma página. Afinal de contas, ler é literalmente isso.
Quando paro para pensar no fato de que a maior parte da população brasileira não tem o hábito da leitura, só penso em uma coisa: as pessoas não sabem o que estão perdendo. Não dá para ser arrogante ou grosseiro e chamar as pessoas de incultas ou qualquer outro adjetivo depreciativo (coisa que, infelizmente, muitos leitores fazem para se referir a não-leitores).
Mas eu penso apenas que faltou o pontapé inicial para que as pessoas adquiram o costume. Assim como muitas pessoas da minha geração, tudo começou com os gibis da Turma da Mônica (respeito máximo a Maurício de Sousa por ter formado milhões de leitores brasileiros). O resto é história.
E, após anos comprando mais livros do que qualquer outra coisa, descobri várias coisas boas. Aqui vão algumas delas.
A literatura é uma das poucas formas de entretenimento que não ataca a pessoa com publicidade invasiva. Além disso, aumenta o vocabulário e o senso crítico. Outra coisa interessante é que muitos dos livros adquiridos acabam se tornando (literalmente) tesouros, pois se tornam raros devido a N motivos, o que faz com que se tornem valiosos financeiramente - então é um investimento de todas as formas.
Mas talvez o maior de todos os prazeres seja esse delírio gostoso que a palavra escrita causa em quem lê. Não lembro qual autor disse isso, mas é como se a literatura fosse uma cabana na qual o espírito busca abrigo durante a tempestade da vida. É a verdade da vida contada dentro de uma mentira. É mais filosófica do que a História, pois a História conta o que aconteceu, mas a literatura conta o que poderia acontecer.
Ler um livro é olhar para uma página e delirar (e isso é bom demais).