PUBLICIDADE

Calor e umidade baixa vai tomar conta do Centro-Sul do país

Temperaturas acima dos 30°C e URA abaixo dos 20%

26 ago 2017 - 17h55
(atualizado em 27/8/2017 às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de agosto vem sendo marcado pelas temperaturas máximas abaixo do normal em partes do centro-sul do Brasil, como no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e sul de Mato Grosso do Sul. Isso significa que tem feito menos calor do que normalmente é esperado para esse mês, quando habitualmente ocorrem períodos de forte aquecimento, intercalados com períodos mais frios.

Mas o que temos visto em 2017 é um agosto com tardes menos quentes que o normal. A tabela abaixo mostra 4 capitais brasileiras que estão vivenciando um agosto com máximas abaixo da média. Os dados da média normal referem-se ao período de 1961 a 1990 (normal climatólogica do INMET), e a coluna com os dados de 2017 referem-se ao período de 1º de agosto até ontem (25). A anomalia mostra a diferença do que vem sendo observado até agora em relação ao que seria normal para o período. No Rio de Janeiro por exemplo, as tardes deste agosto de 2017 estão em média 2,3°C mais frias que o normal. Em São Paulo as temperaturas máximas estão 1,9°C abaixo da média.

Foto: Climatempo

Fonte: INMET

A explicação para essas tardes mais amenas, é que neste mês tivemos mais nebulosidade que o normal. E essa nebulosidade impediu que tivéssemos um aquecimento maior, como é de costume se observar em agosto, que é o mais seco do ano e geralmente é marcado por dias seguidos de muito sol e ausência de nuvens. Mas a formação de muitas áreas de instabilidade em meados do mês, que permaneceram por uma longa sequência de dias entre SP, PR, RJ e sul de MS e de MG, espalhou muitas nuvens por estas áreas e favoreceu tardes bem amenas e até frias.

A situação começou a mudar no início da semana com o fortalecimento de uma grande massa de ar seco. E nos próximos dias essa massa de ar garante bastante sol, baixa umidade e altas temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e também no PR (imagem abaixo). Na quarta-feira (30) o calor promete ser intenso, devido a aproximação de uma nova frente fria, que logo antes de sua chegada ajuda a transportar o ar mais aquecido do interior do país em direção ao Sudeste e PR. Neste dia a máxima esperada é de 29°C em Curitiba, 31°C em São Paulo e 34°C no Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Temperaturas máximas de 27 a 31 de agosto

Umidade relativa do ar

O ar seco garante umidade relativa do ar baixa à tarde ao longo da semana, piorando a qualidade do ar em centros urbanos. 

Abaixo o mapa com a umidade relativa do ar mínima já para amanhã.

Foto: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade