PUBLICIDADE

O que é a variante delta do coronavírus?

Nova mutação do coronavírus vem rapidamente se espalhando pelo mundo e ameaça aqueles que ainda não foram vacinados

29 jul 2021 08h00
ver comentários
Publicidade
A variante delta do coronavírus é uma mutação do vírus original
A variante delta do coronavírus é uma mutação do vírus original
Foto: fdr

Em primeiro lugar, o que é uma variante?

É uma mutação, uma versão nova do coronavírus. Vírus passam por mutações com muita rapidez e conseguem gerar essas variantes em pouco tempo. 

O que é a variante delta?

Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2020 e, rapidamente, tem se tornado a principal versão do vírus pelo mundo. Ela é uma das muitas versões do coronavírus que já foram identificadas pelo mundo e ganhou o nome de delta. 

Por que a variante delta preocupa?

Porque ela tem uma capacidade maior de infectar as pessoas e de se espalhar. Ela é 50% mais rápida que a primeira variante do coronavírus, a alfa. Esta, por sua vez, era 50% mais rápida do que a versão original do coronavírus causador da covid-19. Os cientistas explicam que uma pessoa infectada com o coronavírus original pode infectar até 2,5 pessoas. Se a infecção for com a variante delta, esse número chega a 4 pessoas. 

Pessoas vacinadas precisam se preocupar?

Conforme o que sabemos até agora, quem já está totalmente imunizado também tem proteção contra a delta. Pessoas não-imunizadas e criança são as que estão em risco. Mesmo assim, todo mundo deve continuar se protegendo para evitar que variante delta se espalhe ainda mais.

Me Explica Me Explica
Publicidade
Publicidade