Vídeo não mostra 'nevasca apocalíptica' na Rússia; imagens foram feitas com IA
DESIGNER GRÁFICO TURCO FEZ UMA SIMULAÇÃO DE COMO FICARIA A CIDADE DE ANCARA, NA TURQUIA, SE FOSSE ATINGIDA POR 4 METROS DE NEVE
O que estão compartilhando: vídeo mostraria uma "nevasca apocalíptica" que teria atingido a Rússia. As cenas mostram enormes paredões de neve acumulada que ultrapassam o tamanho de um ser humano. Quem compartilhou o vídeo disse que em um dia nevou o equivalente a três meses.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. O vídeo não é real, ele foi criado por um designer turco com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). O vídeo simula como ficaria a cidade de Ancara, a capital da Turquia, se tivesse sido atingida por uma nevasca.
A publicação ultrapassou 900 mil visualizações no Facebook.
Vídeo simula nevasca em Ancara
Ao assistir ao vídeo com atenção, é possível perceber que ele tem a seguinte assinatura: @mirzakok.O Verifica buscou por esse perfil no Instagram e encontrou a conta de Ergün Kök, que se identifica como designer gráfico.
No dia 12 de janeiro, ele postou o vídeo da nevasca. Confira:
Na legenda ele escreveu, de acordo com a ferramenta de tradução do Instagram: "A maior espessura de neve registrada na Turquia foi medida em 4 metros e 30 centímetros. E se esta neve caísse em Ancara". Isso sugere que ele fez uma simulação de como ficaria a capital da Turquia se fosse atingida por uma nevasca sem precedentes.
Um dos locais retratados no vídeo criado por Ergün Kök é a avenida Atatürk Blv, na altura onde fica uma das lojas da marca de roupas Koton. Confira:
O Verifica entrou em contato com o designer, mas não teve retorno. Nos stories, ele republicou postagens que estão compartilhando o vídeo dele fora de contexto. Ao compartilhar o vídeo alvo desta checagem, ele escreveu, de acordo com tradução feita pelo Google: "este meu trabalho foi destaque na agenda mundial por ser sobre a Rússia. Meu Deus, Isso é Ancara". Confira:
A plataforma Accuweather mostra que a temperatura em Ancara em 12 de janeiro, quando o vídeo foi publicado, foi de máxima de 3ºC e mínima de -1ºC. De acordo com o jornal Turkiye Today, a cidade de Istambul foi atingida por forte nevasca na manhã de hoje, mas nenhuma das imagens atuais mostra cenas parecidas com as retratadas no vídeo criado por Kök.