Vídeo inventa surto de Vorcaro na prisão e delação contra Lula e STF
CONTEÚDO FOI CRIADO POR CANAL QUE USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DIVULGAR HISTÓRIAS FICTÍCIAS
O que estão compartilhando: vídeo com alegações de que Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, teria "surtado" na cadeia e "começado a gritar contra as paredes" que "eu paguei eles. STF e Lula estão comigo".
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é falso. O conteúdo foi inventado por um canal que divulga "notícias bombásticas" que na verdade nunca existiram. O perfil simula o ambiente de um telejornal, com cenário e personagem criados por inteligência artificial. Não há qualquer registro de que Vorcaro teria "surtado" na prisão e delatado ministros do Supremo Tribunal Federal ou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Saiba mais: o vídeo simula um telejornal. As imagens, no entanto, foram criadas por inteligência artificial. As características de manipulação são visíveis. O personagem de IA pisca os olhos mais lentamente que o habitual e tem a boca distorcida durante a movimentação dos lábios. As frases proferidas não respeitam o ritmo da pontuação.
Uma análise na ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos sintéticos, confirma que o material foi criado por inteligência artificial: o resultado mostra 99,9% de chances de criação por IA.
Além do formato, o conteúdo do vídeo também é inventado. Ele menciona um suposto vazamento de imagens que mostrariam Vorcaro em surto, "entre gritos e lágrimas de puro desespero", citando nominalmente "figuras do STF e do alto escalão do governo Lula" em confissão de que teria sido "abandonado por aqueles que ele blindou financeiramente por anos".
Mas não há registro de que tais imagens tenham sido vazadas. Não há qualquer divulgação em fonte confiável que confirme o teor do vídeo inventado. O que ocorreu foi a publicação na imprensa de fotos de Vorcaro com o cabelo e a barba raspados, posando de frente e de perfil. As fotos foram feitas logo após ele chegar ao sistema prisional do Estado de São Paulo, na quarta-feira, 4, quando foi capturado pela segunda vez na Operação Compliance Zero.
O vídeo falso que vem circulando nas redes sociais foi postado originalmente por um canal no YouTube que inventa uma série de "notícias". Nele, o mesmo avatar criado por IA já afirmou que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, havia decretado a captura de Lula e de Alexandre de Moraes, e que o ministro do STF teria sido preso em território internacional pela Interpol. Nada disso é verdade.
Como lidar com conteúdos do tipo: desconfie de conteúdos que tragam uma notícia "bombástica", mas que não consta em nenhum veículo de imprensa. Fique atento também a características de vídeos gerados por IA. Veja aqui como identificar alguns sinais.