Imagem em que Lula beija mão de Xi Jinping foi criada por IA
MÍDIA VIRAL NAS REDES SOCIAIS APRESENTA ERROS TÍPICOS DE CONTEÚDOS GERADOS PELA TECNOLOGIA, COMO DISTORÇÕES NAS MÃOS E LETRAS ILEGÍVEIS
O que estão compartilhando: foto que mostraria o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, beijando a mão do presidente chinês, Xi Jinping.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A imagem apresenta indícios de criação por inteligência artificial (IA), como distorções nítidas nas mãos, fundo desfocado e letras ilegíveis. A reportagem submeteu a mídia a uma ferramenta que afirma detectar o uso da tecnologia, que apontou que a imagem tem 99,9% de chance de ter sido gerada por IA.
A reportagem submeteu o conteúdo à ferramenta Hive Moderation, que afirma detectar uso de IA em mídias. A análise do site indicou que a imagem tem 99,9% de chance de ter sido gerada pela tecnologia.
Um outro indício de falsidade é a ausência de resultados confiáveis por uma busca reversa de imagens (veja aqui como fazer). Nenhum veículo de imprensa, por exemplo, noticiou ou compartilhou a mídia.
Como lidar com postagens do tipo: mesmo com evidências nítidas de que foi gerada por IA, a imagem enganou diversos usuários nas redes sociais. O Verifica já reuniu dicas para aprender e reconhecer o que é verdadeiro ou falso nas mídias que circulam na internet. Veja aqui.