PUBLICIDADE

Centenas de pessoas participam da encenação da Paixão de Cristo

O prefeito Sebastião Melo acompanhou o evento, que fez parte das comemorações dos 252 anos de Porto Alegre

29 mar 2024 - 22h42
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de pessoas participaram na tarde desta sexta-feira, 29, da encenação da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, dentro das comemorações dos 252 anos de Porto Alegre. A programação começou com uma missa no Santuário São José do Murialdo, na rua Primeira de Março, esquina com a rua Vidal de Negreiros, onde ocorreu a bênção das macelas pelo pároco Severino Lisboa. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o evento.

"A procissão da Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais e queridos da nossa Capital. Que esta emocionante caminhada de reflexão e fé encha o coração de todos que puderam estar conosco nesta Sexta-Feira Santa" - Prefeito Sebastião Melo.

A auxiliar de limpeza Nathalia Alves carregava a filha Laura de três anos no colo. "Eu vim assistir ao espetáculo e também renovar a minha fé. Já é a décima vez em que participo e sempre acho muito bonito, me faz muito bem", afirmou.

No meio da tarde, no palco montado em frente à igreja, foi realizada a encenação da última semana da vida de Jesus, com um elenco de cerca de 40 artistas profissionais e de 60 moradores do bairro, representando soldados romanos e habitantes da Palestina. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, participou da encenação e, pela primeira vez, se vestiu como o apóstolo Filipe. "É um ato de reflexão e renovação da fé. O evento faz parte do calendário da nossa cidade e, a cada ano, investimos mais na infraestrutura cênica para oferecer o melhor ao público", disse.

Alunos do bairro Restinga participaram da cena dos milagres de Cristo. A ressurreição de Lázaro, novidade na edição anterior, foi mantida. O ator e músico Edu do Nascimento representa o apóstolo Pedro e integra o elenco há mais de dez anos. "É sempre muito gratificante e uma verdadeira bênção na Páscoa", avalia.

O evento esteve alinhado com a Campanha da Fraternidade 2024, que este ano completa 60 anos, e tem como temática Fraternidade e Amizade Social. No trajeto em direção ao morro, houve momento especial de encenação sobre a violência contra as mulheres.

Novidades - Entre as novidades deste ano, na abertura do evento, houve uma referência em alusão à necessidade de paz no mundo. Um ator profissional representando São Francisco de Assis cantou uma música, com letra sobre serenidade. Durante a apresentação musical, os atores distribuíram macelas abençoadas ao público presente.

A procissão saiu por volta das 17h em frente à paróquia e seguiu até o alto do morro. As 14 estações da Via Crucis foram acompanhadas pelo público. A crucificação não ocorreu devido à chuva.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Porto Alegre 24 horas
Ivani Schutz

Andrea Brasil

Fonte: PMPA

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade