PUBLICIDADE

Trânsito

SP inaugura quase 20 km de faixas exclusivas de ônibus nesta 2ª

16 set 2013 - 07h22
Compartilhar
Exibir comentários

Dando continuidade à Operação Dá Licença para o Ônibus, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo inaugura, nesta segunda-feira, 19,8 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da capital paulista. 

Com as instalações, a malha de faixas exclusivas em São Paulo chega a 169,8 quilômetros. A intenção da prefeitura é chegar ao final de 2013 com 220 quilômetros dessas faixas consolidadas.

Junto com a São Paulo Transporte (SPTrans), a CET implanta nesta semana o primeiro trecho de faixa exclusiva para ônibus da Rótula do Centro. O espaço irá operar na avenida Ipiranga, ao longo de 1 quilômetro da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h. Os ônibus serão priorizados em ambas as pistas da avenida, no trecho entre a praça Alfredo Issa e a avenida São Luís. 

No Ipiranga, uma faixa será instalada também nas ruas do Manifesto e Tabor. O espaço exclusivo será implantado no trecho entre as ruas dos Patriotas e Bom Pastor, com 1,3 quilômetros de extensão. Os ônibus terão exclusividade na faixa das 6h às 9h, no sentido centro, de segunda a sexta-feira. 

Por conta das novas faixas, foram efetuadas alterações nos locais de estacionamento ao longo das vias, com proibição no horário de operação da faixa exclusiva e ampliação da restrição em período integral.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/faixas-e-corredores-de-onibus/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/faixas-e-corredores-de-onibus/">Faixas de ônibus em SP</a>

Novas faixas em Pinheiros

Na faixa instalada em Pinheiros, na rua Pais Leme, os ônibus terão exclusividade ao longo de 300 metros da via, em direção ao centro, das 6h às 20h de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 6h às 14h. 

Os ônibus terão exclusividade no trecho entre as ruas Amaro Cavalheiro e Padre Carvalho. Por conta disso, a circulação na rua Pais Leme, entre a avenida das Nações Unidas e a rua Eugênio de Medeiros, tiveram o sentido invertido.

Também começa a ser operada na segunda-feira a faixa exclusiva para ônibus na avenida Professor Ascendino Reis. Os coletivos terão exclusividade à direita ao longo de 300 metros, entre a avenida Ibirapuera e a rua Ipê, no sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. 

Vila Formosa, Jacu-Pêssego e Sapopemba

A CET e a SPTrans instalam também cinco quilômetros de faixas exclusivas  na Vila Formosa, na zona leste da capital paulista. Os ônibus terão exclusividade à direita em trechos das avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João XXIII, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h em direção ao bairro. 

Também na zona leste, faixas exclusivas para a circulação de ônibus serão instaladas ao longo de 6,2 quilômetros da avenida Jacu-Pêssego, em ambos os sentidos, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Os coletivos terão exclusividade em ambos os sentidos da via, no trecho entre a rua São Francisco do Piauí e a avenida Ragueb Chohfi.

Na avenida Sapopemba, também na zona leste, a CET e a SPTrans instalarão 4,4 quilômetros de novas faixas, em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, em direção ao centro, e das 17h às 20h, sentido bairro. As novas faixas ficarão no trecho entre a avenida Frederico Martins da Costa Carvalho e a praça Felisberto Fernandes da Silva. 

Na Vila Prudente, a faixa exclusiva para ônibus terá 1,3 quilômetro de extensão no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, na rua e viaduto Capitão Pacheco e Chaves, no trecho entre avenida Paes de Barros e a avenida do Estado. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade