Bloqueio do nervo frênico: entenda o que é o procedimento que Bolsonaro fará para tratar soluço
O ex-presidente passou por uma cirurgia de hérnia e agora irá reforçar o procedimento que fez para tratar seu quadro de soluços intensos
Nesta segunda-feira, 29, Jair Bolsonaro irá fazer mais uma etapa do procedimento para tratar seu quadro intenso e contínuo de soluço. Segundo os últimos boletins médicos, o ex-presidente já realizou um primeiro bloqueio do nervo frênico direito no fim de semana, mas teve um novo episódio de soluço durante a noite. Agora, ele irá reforçar o procedimento, realizando o bloqueio em outro lado do nervo. Mas, afinal, o que isso significa? Entenda!
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Bolsonaro foi internado na última quarta-feira no Hospital DF após ser autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a realizar uma cirurgia de correção de uma hérnia inguinal bilateral.
A cirurgia aconteceu na quinta, e no sábado ele passou pelo primeiro procedimento para tratar o soluço – o bloqueio do nervo frênico direito. Agora, o ex-presidente segue internado e realizará o segundo procedimento do tipo, dessa vez do lado esquerdo do nervo.
O nervo frênico é uma estrutura que vai da região cervical até o tórax controlando o diafragma, que é um músculo essencial para a respiração. Ao Terra, o gastroenterologista da Beneficência Portuguesa, Rogério Alves, explicou que realizar o procedimento de bloqueio nesse nervo é comum para tratamentos de dor, e reconhece ser incomum o viés voltado ao tratamento de soluço.
“Não é comum a realização de bloqueio para soluço. Isso é uma medida um tanto quanto extrema. Acredito que o ex-presidente já tenha tentado os tratamentos de todas as formas, com remédio, e mesmo assim não resolveu”, pontua o especialista.
No dia em que Bolsonaro foi internado, seus médicos chegaram a citar a questão em fala à imprensa. Eles explicaram que Bolsonaro seguia com crises diárias de soluço e que isso estava o incomodando muito, o deixando ansioso e atrapalhando seu sono. Nisso, na ocasião, citaram que avaliavam o procedimento de bloqueio do nervo, explicando se tratar de “um procedimento relativamente seguro”, apesar de “não ser padrão para o tratamento de soluço”.
Sobre primeiro terem feito o procedimento no lado direito e, agora, partirem para o bloqueio também do lado esquerdo, o gastroenterologista ouvido pelo Terra explica que não há diferença entre os lados. “Normalmente os nervos andam em pares, do lado direito e esquerdo”, aponta. Dessa forma, realizar o procedimento dos dois lados, então, é uma forma de potencializar o resultado -- no sentido de fazer com que o 'estímulo' do soluço no nervo não seja passado para o cérebro.
No último boletim médico do ex-presidente, emitido no fim da tarde deste domingo, 28, explicaram que Bolsonaro deve seguir com fisioterapia para reabilitação, assim como cuidados clínicos e tratamento de prevenção contra a trombose, medidas adotadas devido aos procedimentos a que foi submetido no hospital.
A cirurgia de quinta-feira, para tratar a hérnia, foi a oitava desde que Bolsonaro foi vítima de uma facada em atentado sofrido durante a campanha eleitoral de 2018, antes de ser eleito.
*Com informações da Reuters
